31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Recent Submissions
-
O aprofundar da consciência histórica a partir da alteridade : uma proposta didática sobre as igrejas orientais ortodoxas
(2024)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir e defender o uso do ensino de história, fundamentado didática, metodológica e teoricamente como meio de aprofundamento da consciência histórica dos estudantes a partir ... -
Os caipira vão pr'escola : a canção caipira como fonte para aulas de história
(2024)Resumo: Esta dissertação aponta subsídios e ideias para o professor trabalhar canções em sala de aula como fonte histórica, enfatizando as canções caipiras. Procura discutir e evidenciar o potencial didático de canções ... -
O diário de Anne Frank e o ensino da história : uma proposta didática para trabalhar a presença de ideias supremacistas entre adolescentes
(2024)Resumo: Uma breve pesquisa na internet mostra que o número de manifestações neonazistas cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Uma das principais pesquisadoras do tema, a antropóloga Adriana Abreu Magalhães Dias, levantou ... -
A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial : histórias do Brasil em quadrinhos no Ensino de História
(2023)Resumo: Este trabalho busca refletir sobre o uso das histórias do Brasil em quadrinhos no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, os quadrinhos como fonte histórica e suas possibilidades de ... -
Educação patrimonial e história local : problematizando histórias na Estrada da Graciosa na Província do Paraná (1853-1889)
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao ... -
Livro didático de história : o manual do professor e a construção de novas metodologias para ensinar a partir de filmes
(2021)Resumo: Relata pesquisa cujo objetivo foi investigar as prescrições sugeridas no manual didático de uma coleção da disciplina de História, aprovada no PNLD 2020, quanto ao uso de filmes como recurso didático nas aulas de ... -
Música e ensino de história : propostas metodológicas a partir da banda Dead Fish
(2023)Resumo: A presente dissertação aborda as relações entre música e ensino de História a partir das composições da banda de hardcore Dead Fish. Foram selecionadas nove músicas como fontes para a realização dessa pesquisa, que ... -
Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
(2022)Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar ... -
Literatura infanto-juvenil ficcional : uma análise das possibilidades do uso da coleção Harry Potter em aulas de história
(2023)Resumo: Harry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos ... -
Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
(2023)Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma os saberes dos professores de História se apresentam na prática em sala de aula. Buscou também compreender a relação dos mesmos com o conhecimento, ... -
Narrativas palmarinas : usando romance gráfico histórico (graphic novel) para ensinar relevância e perspectiva histórica em aulas de história
(2022)Resumo: Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica ... -
Presença negra em São José dos Pinhais : percurso para ensinar e aprender história
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita sobre a população negra na História de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba. Por meio de pesquisas bibliográficas em obras que ... -
Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
(2022)Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e ... -
O tema alimentação no ensino de história : propostas didáticas para os anos iniciais
(2022)Resumo: A presente dissertação desenvolve propostas didáticas para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica para o tema Alimentação. Essa investigação tem como fio condutor a Alimentação ... -
A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
(2022)Resumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as ... -
O jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXI)
(2022)Resumo: Este trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção ... -
Oficina de ensino : método histórico para abordagem da diversidade étnico-racial na cidade de Colombo-Paraná
(2022)Resumo: Essa dissertação aborda o ensino das relações étnico-raciais no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Contém uma parte dissertativa sobre o tema e uma parte propositiva, composta ... -
O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
(2022)Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino ... -
Temática indígena no ensino de história : os Avá-Guarani e a construção da Hidrelétrica de Itaipu (1973-1982)
(2021)Resumo: A presente dissertação busca discutir sobre a violação dos direitos humanos dos povos indígenas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu durante a ditadura civil-militar, bem como a luta dos Avá-Guarani, ... -
Mulheres à luta! : representações do feminino em Joinville (1880-1930)
(2021)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o trabalho feminino na Colônia Dona Francisca entre os anos de 1880 e 1930. Como o objetivo final produzimos uma caixa temática com fotografias disponíveis ...