Narrativas palmarinas : usando romance gráfico histórico (graphic novel) para ensinar relevância e perspectiva histórica em aulas de história
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica para ensinar temáticas relacionadas aos escravizados de Palmares e relações raciais no Brasil. Identificar e analisar a chegada e o reconhecimento das narrativas gráficas nas escolas públicas, a partir dos programas Programa Nacional Biblioteca na Escola e Programa Nacional do Livro e Material Didático. Ao analisarmos as indicações nos programas do governo federal, percebemos a escassez do uso dos materiais que chegam às bibliotecas das escolas, por falta de formação dos professores para transformar as obras em práticas pedagógicas e tempo para realizarem a leitura dos materiais, o que ampara a nossa proposta didática desenvolvida nesse trabalho e evidencia a urgência de pesquisar livros didáticos e mídias educacionais sob múltiplas perspectivas, analisando os textos, estudando seu uso e construindo materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Abstract: The theme of this work is the use of the graphic historical novel Angola Janga as a source and artifact of youth culture and its relationship with the past. The main objective is to investigate the novel as a historical source to teach themes related to enslaved people in Palmares and racial relations in Brazil. Identify and analyze the arrival and recognition of graphic narratives in public schools, based on the National Library Program at School and National Book Program and Didactic Material programs. When analyzing the indications in the federal government programs, we notice the scarcity of use of materials that reach school libraries, due to lack of teacher training to transform the works into pedagogical practices and time to read the materials, which supports our didactic proposal developed in this work and highlights the urgency of researching textbooks and educational media from multiple perspectives, analyzing the texts, studying their use and creating materials that help the teacher in the development of teaching and learning in the discipline of History.
Collections
- Dissertações [40]