• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Narrativas palmarinas : usando romance gráfico histórico (graphic novel) para ensinar relevância e perspectiva histórica em aulas de história

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARINA DE SOUSA.pdf (5.833Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Sousa, Marina de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica para ensinar temáticas relacionadas aos escravizados de Palmares e relações raciais no Brasil. Identificar e analisar a chegada e o reconhecimento das narrativas gráficas nas escolas públicas, a partir dos programas Programa Nacional Biblioteca na Escola e Programa Nacional do Livro e Material Didático. Ao analisarmos as indicações nos programas do governo federal, percebemos a escassez do uso dos materiais que chegam às bibliotecas das escolas, por falta de formação dos professores para transformar as obras em práticas pedagógicas e tempo para realizarem a leitura dos materiais, o que ampara a nossa proposta didática desenvolvida nesse trabalho e evidencia a urgência de pesquisar livros didáticos e mídias educacionais sob múltiplas perspectivas, analisando os textos, estudando seu uso e construindo materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento de ensino e aprendizagem na disciplina de História.
     
    Abstract: The theme of this work is the use of the graphic historical novel Angola Janga as a source and artifact of youth culture and its relationship with the past. The main objective is to investigate the novel as a historical source to teach themes related to enslaved people in Palmares and racial relations in Brazil. Identify and analyze the arrival and recognition of graphic narratives in public schools, based on the National Library Program at School and National Book Program and Didactic Material programs. When analyzing the indications in the federal government programs, we notice the scarcity of use of materials that reach school libraries, due to lack of teacher training to transform the works into pedagogical practices and time to read the materials, which supports our didactic proposal developed in this work and highlights the urgency of researching textbooks and educational media from multiple perspectives, analyzing the texts, studying their use and creating materials that help the teacher in the development of teaching and learning in the discipline of History.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82348
    Collections
    • Dissertações [44]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV