• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A Relação de estudantes do ensino fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUANA ZUCOLOTO MATTOS MOREIRA.pdf (9.478Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Moreira, Luana Zucoloto Mattos, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes históricas, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as contextualizam e quais tipologias se destacam em suas escolhas. Partiu-se da seguinte questão: como o pensamento histórico de estudantes são mobilizados a partir do contato com as fontes históricas em sala de aula e de que maneira seu uso contribui para a aprendizagem histórica? A metodologia envolvida na pesquisa empírica incluiu a utilização de dois instrumentos de investigação. O primeiro, chamado de estudo exploratório, visou investigar os conhecimentos tácitos de um determinado grupo estudantil a respeito do uso de fontes. O segundo partiu dos resultados do estudo exploratório, quantificados e analisados, para investigar a mobilização do pensamento histórico de estudantes em contato com fontes históricas. Participaram da pesquisa 103 estudantes que cursavam, entre os anos de 2017 e 2018, o sexto ano do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas da rede estadual do Paraná. Tomou-se como referencial teórico a autoria ligada ao campo da Educação Histórica - como Isabel Barca, Rosalyn Ashby e Peter Lee-, autores do campo da Didática da História - como Jörn Rüsen -, assim como autores relacionados à filosofia, teoria e metodologia da História - como Jaques Le Goff, Walter Benjamim e Carlo Ginzburg, entre outros. Os resultados indicam que as/os estudantes mantêm um relacionamento efetivo e ativo com as fontes históricas quando solicitados e reconhecem e utilizarem diversos tipos de fontes como vestígios do passado. Observou-se também a partir delas as/os estudantes constroem questões problematizadoras e elaboram hipóteses. Porém, também pode-se destacar entre os resultados a variação existente nesse relacionamento que ora trata a fonte como informação objetiva e ora a percebe como algo a ser desvelado. Palavras-chaves: Ensino de História; Educação Histórica; Aprendizagem Histórica; Cognição histórica situada; Cotidiano escolar e saberes históricos; Fonte Histórica.
     
    Abstract: This research aimed to investigate the relationship of the students with the historical sources, in the attempt of realizing if they take them like truth reproducing his content, if they question them, if they contextualize them and which types stand out in his choices. It started from the next question: how the historical thought of the student groups are mobilized from the contact with the historical sources in classroom and in way his use contributes to the historical knowledge. There was taken like theoretical referential system the authorship connected with the field of the Historical Education - like Isabel Barca, Rosalyn Ashby and Peter Lee -, authors of the field of the Didactics of History - like Jörn Rüsen -, as well as authors related to the philosophy, theory and methodology of History - like Jaques Le Goff, Walter Benjamim and Carlo Ginzburg, among others. The methodology wrapped in the empirical research included the use of two instruments of investigation. The first one, called an exploratory study, aimed to investigate the tacit knowledges of the student group regarding the sources. The second was based on the results of the exploratory study, quantified and analyzed, to investigate the mobilization of the student historical thinking in contact with the historical sources. There were investigated students of two public schools of the state network of the Paraná. The results indicate that the students maintain an effective and active relationship that recognizes several types of sources as vestiges of the past. From them the student groups build viable problems, as well as they prepare relevant hypotheses. However, it is also possible to detach between the results the variation in this relationship that now the source as objective information and now perceives it as something to be unveiled. Words-keys: History teaching; Historical learning; School daily and historical knowledge; Historical education; Historical source.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60733
    Collections
    • Dissertações [44]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV