Navegação 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 39
-
História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história
(2018)Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia ... -
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
(2018)Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra ... -
Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História ... -
História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
(2018)Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas ... -
Escravidão no Paraná : síntese historiográfica e material de uso pedagógico
(2018)Resumo: A presente dissertação objetivou discutir a historiografia da escravidão no atual território do Paraná, abordada entre o período do século XVII ao XIX. A idealização desse estudo surgiu a partir da identificação ... -
A Relação de estudantes do ensino fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico
(2018)Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes históricas, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as ... -
O Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamental
(2019)Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem da historiografia sobre as mulheres, bem como a importância do feminismo na reivindicação para que ocultamento das mulheres na história fosse superado. Neste contexto, a ... -
Futebol e ensino de história : questões e possibilidade de um ensino temático
(2020)Resumo: Essa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre ... -
O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
(2020)Resumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste ... -
Paraná quilombola : um site para ensinar história
(2020)Resumo: Este trabalho final do Mestrado Profissional em Ensino de História, cujo objeto são as comunidades quilombolas no Paraná, é composto de uma dissertação e de um material para divulgação ampliada e para o ensino de ... -
A Fortaleza da Barra (Ilha do Mel/PR) no século XVIII : aplicativo para dispositivos móveis para o ensino de história
(2020)Resumo: Nesta dissertação analisamos a história da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (Ilha do Mel, Paranaguá/PR) ao longo do século XVIII, tratando da pirataria na região da Baía de Paranaguá e da participação de Paranaguá ... -
Religião, racismo e estado : a umbanda e a construção da nação brasileira nos séculos XIX/XX
(2020)Resumo: A presente dissertação pretende discutir como as políticas raciais eugenistas e o mito da democracia racial se relacionam com o surgimento e consolidação da Umbanda como religião brasileira. Busca demonstrar como ... -
De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
(2020)Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disputas em torno da sua elaboração. Objetiva caracterizar os diversos setores envolvidos na sua construção bem como ... -
Os mapas contam histórias : reflexões, análises e perspectivas da utilização da cartografia histórica no ensino de história
(2020)Resumo: A presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, ... -
Antiguidade clássica e mitologia : relações entre conhecimento escolar e produtos midiáticos na aprendizagem de estudantes do 6º ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a relação construída entre um conjunto de estudantes da etapa relativa ao sexto ano do Ensino Fundamental com os saberes da Antiguidade Clássica, de modo específico com a Mitologia. ... -
Mulheres à luta! : representações do feminino em Joinville (1880-1930)
(2021)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o trabalho feminino na Colônia Dona Francisca entre os anos de 1880 e 1930. Como o objetivo final produzimos uma caixa temática com fotografias disponíveis ... -
Temática indígena no ensino de história : os Avá-Guarani e a construção da Hidrelétrica de Itaipu (1973-1982)
(2021)Resumo: A presente dissertação busca discutir sobre a violação dos direitos humanos dos povos indígenas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu durante a ditadura civil-militar, bem como a luta dos Avá-Guarani, ... -
O "jogo da morte" : a Ucrânia entre soviéticos e nazistas (1933-1943) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula
(2021)Resumo: Nessa dissertação analisamos a história da Ucrânia do início dos anos 1930 até o ano de 1943. O contexto estudado percorre o aumento da presença estatal soviética em terras ucranianas e invasão nazista em 1941, com ... -
História ambiental no ensino de história : o processo de devastação florestal no território paranaense (1870-1970)
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como campo de estudo a história ambiental a partir do recorte da história ambiental do Paraná, destacando-se o processo de devastação florestal no território paranaense, abrangendo o período ... -
Livro didático de história : o manual do professor e a construção de novas metodologias para ensinar a partir de filmes
(2021)Resumo: Relata pesquisa cujo objetivo foi investigar as prescrições sugeridas no manual didático de uma coleção da disciplina de História, aprovada no PNLD 2020, quanto ao uso de filmes como recurso didático nas aulas de ...