Itens para a visualização no momento 58-77 of 85

    • Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil 

      Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de (2013)
      Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ...
    • Inovações metodológicas 

      Castro, Thamires Karina de (2015)
      A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ...
    • Jogos, brincadeiras, educação infantil 

      Daros, Laércio José (2015)
      O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ...
    • Lúdico e a educação infantil 

      Borba, Lilian Macedo (2015)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ...
    • O lúdico e o brincar na educação infantil 

      Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos (2015)
      O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ...
    • Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras 

      Matos, Elísia Santos de (2015)
      Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de ...
    • Metodologia inovadora 

      Kobachuk, Patricia, 1973- (2015)
      Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ...
    • Metodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantil 

      Alves, Sandro Alex Rosa (2015)
      Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de ...
    • As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula 

      Goes, Fernanda Bittencourt de (2015)
      A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos ...
    • Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá 

      Meduna, Cliciane de Souza, 1975- (2015)
      Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...
    • Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati 

      Neves, Veridiana Cardoso (2015)
      O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ...
    • A primeira formação de docentes : repensar a atualidade 

      Schiochet, Vera Lúcia Moreira (2015)
      O estudo tem por objetivo o relato de como se deu a trajetória do Curso de Formação de Docentes de Colégios Estaduais no Estado do Paraná, com professores da Rede Municipal e Estadual que atuam em sala de aula ou atuaram ...
    • O processo de inclusão da criança com transtorno mental na educação infantil 

      Lopes, Marili Moreira (2018)
      O presente estudo tem como tema o processo de inclusão de criança com Transtorno Mental na Educação Infantil. Tendo como objetivo geral: analisar o processo de inclusão de Pessoa com Transtorno Mental em seus limites e ...
    • O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas 

      Martins, Carlise Rosana Voss, 1972- (2018)
      Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de ...
    • Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora 

      Oliveira, Mariana Moreira de (2015)
      Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná ...
    • As provas 

      Azevedo, Rennata de Souza Orrico de (2015)
      Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ...
    • A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência 

      Robassa, Joseliz de Cácia (2015)
      Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ...
    • Reflexões sobre a educação do campo em Rio Branco do Sul 

      Cavalli, Dayse Christine Loureiro Ferro (2015)
      A Educação do Campo é uma Política Pública em desenvolvimento. Compreendendo este fato, o presente estudo irá investigar as condições da Educação do Campo nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Branco ...
    • A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais 

      Kehl, Solange Triunfo (2015)
      Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as ...
    • Sou criança respeite minha infância 

      Luz, Sirlei Terezinha Fernandes (2013)
      Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes ...