O lúdico e o brincar na educação infantil
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Data
2015Autor
Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos
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O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança e assim romper o pensamento de que o brincar é apenas um passa tempo. Portanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencaram-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanada sobre a importância do estímulo para o desenvolvimento Infantil; a ludicidade no contexto da Educação; a brinquedoteca escolar e o desenvolvimento da criança; o jogo na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon dentre outros o decorrer do trabalho. Se o brincar é instrumento para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico da criança, é também instrumento que estimula o conhecimento intelectual da mesma. O momento que a criança brinca, ela cria espaço para a reconstrução do conhecimento. É brincando que se permite aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade. Sendo assim, fica claro que o jogo permite à criança buscar soluções além da sua maturidade para os problemas apresentados, e isso ela consegue por meio da imitação e das regras apresentadas nos jogos e brincadeiras, facilitando assim o desenvolvimento da aprendizagem.