Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora
Resumo
Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, no modelo de curso de aperfeiçoamento para professores atuantes na cidade de Paranaguá – PR. Especificamente o módulo de Metodologias Inovadoras que teve como principal objetivo estimular os educadores à capacidade de criar e inovar métodos que tenham como personagem principal o educando, convergindo para a elaboração de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas. Para tanto, estudamos como o cérebro humano aprende, discutimos recursos metodológicos aplicados e sua eficiência no processo de ensino e de aprendizagem, abordamos a postura do professor como parte principal para inovar qualquer metodologia, fundamentando-nos em estudos nas linhas de pesquisa de escritores como Rubem Alves, Maria Isabel Cunha, Mário Sérgio Cotella, Miguel Arroyo, António Nóvoa, dentre outros que consideram que o educando deve ser o centro de um processo de ensino e de aprendizagem significativo e eficaz.