Navegação Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão por título
Itens para a visualização no momento 68-85 of 85
-
Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati
(2015)O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ... -
A primeira formação de docentes : repensar a atualidade
(2015)O estudo tem por objetivo o relato de como se deu a trajetória do Curso de Formação de Docentes de Colégios Estaduais no Estado do Paraná, com professores da Rede Municipal e Estadual que atuam em sala de aula ou atuaram ... -
O processo de inclusão da criança com transtorno mental na educação infantil
(2018)O presente estudo tem como tema o processo de inclusão de criança com Transtorno Mental na Educação Infantil. Tendo como objetivo geral: analisar o processo de inclusão de Pessoa com Transtorno Mental em seus limites e ... -
O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas
(2018)Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de ... -
Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora
(2015)Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná ... -
As provas
(2015)Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ... -
A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência
(2015)Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ... -
Reflexões sobre a educação do campo em Rio Branco do Sul
(2015)A Educação do Campo é uma Política Pública em desenvolvimento. Compreendendo este fato, o presente estudo irá investigar as condições da Educação do Campo nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Branco ... -
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
(2015)Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as ... -
Sou criança respeite minha infância
(2013)Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes ... -
O tempo e espaço na educação infantil : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)Este artigo apresenta uma discussão sobre a influência do tempo e do espaço físico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos, tendo como finalidade discutir a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem ... -
O trabalho pedagógico da educação infantil no município de Almirante Tamandaré - Paraná
(2015)Este trabalho é um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr, tendo como objetivo conhecer o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil ... -
Transtorno opositor desafiador : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)O presente artigo tem como objetivo acompanhar casos diagnosticados de Transtorno Opositivo Desafiador nas séries iniciais da Escola Municipal Hugo Pereira Correa. Em alguns deles o TOD pode disfarçar sintomas do Espectro ... -
A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR
(2015)Resumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da ... -
O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores
(2018)O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura ... -
O uso pedagógico de mídias na escola : práticas inovadoras
(2015)O presente estudo tem por objetivo discutir sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto, entende-se que a prática docente pode ... -
Valorização da cultura quilombola do João Surá
(2014)O artigo tem por objetivo expor a herança cultural de um patrimônio simbólico representado pela Sr.ª Joana Andrade Pereira (79anos). Visa identificar e valorizar as brincadeiras, contos, músicas e religiosidade de sua ... -
Valorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva
(2015)Este estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata ...