Metodologia inovadora
Resumo
Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço
tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas
mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala
de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto
do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte
problema de pesquisa: "de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas,
modificam o fazer pedagógico e potencializam a aprendizagem dos alunos?" Para
elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista,
onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio,
citando Freire, Gourges e Melchior. Através deste estudo é possível perceber como
o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como
debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras,
produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e
outras, desenvolveram nos alunos do Colégio Estadual Maria Lopes de Paula no
Município de Almirante Tamandaré Paraná, o lado investigativo, a autonomia, senso
crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas
contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta
uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do
professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno
busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias
diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando
em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização
deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na
prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e
professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer
pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais
agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os
através das trocas e interações em sala de aula