Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil
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Data
2013Autor
Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de
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Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos docentes da UFPR- Setor Litoral e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu. O objetivo principal deste trabalho é tratar de questões relativas à ludicidade. Como bem sabemos, as atividades na educação infantil, devem proporcionar as crianças experiências significativas para a construção do conhecimento.os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da infância da criança, neste sentido são recursos de suma importância no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O presente artigo trata do lúdico como recurso pedagógico utilizados pelos professores da educação infantil, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente o conteúdo torna-se significativo e a criança vivencia esse processo de maneira prazeirosa. Por meio dessas atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.