Lúdico e a educação infantil
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura local que eram visto como passatempos para preparar o terreno do ensino e da aprendizagem. Ressalvo aqui, que no campo da aprendizagem existe um processo, onde o tempo, o espaço e as relações com que a criança adquire através da prática nem sempre reagem com o que esperamos previamente. No planejamento das atividades buscou–se suporte teórico nos estudos e reflexões de Bressan (1998), Wajskop (2001), Piaget (1973), Marcelino (1990), Kishimoto (1994). Por meio do lúdico, pode-se perceber que a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, com experiências sociais, que tem a capacidade de conectar o indivíduo com sua cultura e seu meio. Permite construir as bases socioculturais relevantes tanto para o aprendizado escolar, quanto na ação do sujeito no seu meio.