Navegação Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão por título
Itens para a visualização no momento 38-57 of 85
-
Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local
(2013)Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como ... -
Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas
(2018)Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. ... -
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ... -
A experiência do GPEDI a partir do módulo de Gestão e Processos de Inovação Metodológica
(2015)Este estudo é um relato da experiência vivenciada, das sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com professores e agentes educacionais I e II das Escolas Estaduais de Colombo-PR ... -
A formação continuada na rede municipal de ensino da cidade de Matinhos – PR : práticas pedagógicas
(2018)O artigo presente visa problematizar a importância da formação continuada para os professores da rede pública do município de Matinhos - PR. O objetivo é refletir sobre o impacto que o curso de extensão de Gestão e Processos ... -
Formação de educadores e a diversidade étnico-racial e de gênero : relato de uma experiência
(2015)O foco deste trabalho monográfico é o de analisar os sentidos e os significados que uma formação em direitos humanos, mais especificamente na diversidade étnicoracial e de gênero propicia ao ambiente coletivo, principalmente ... -
Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência
(2015)Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ... -
O futuro da juventude do campo : permanecer ou sair?
(2019)Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com jovens de uma comunidade rural do município de Araucária, no Estado do Paraná, alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a respeito de suas expectativas e perspectivas ... -
Gestão democratica na escola publica
(2015)A discussão sobre Gestão Democrática na Educação Pública vem sendo cada vez maior. A cada momento que passa fica mais evidente a necessidade da participação da comunidade escolar na gestão de um sistema de ensino, seja ... -
Gestão democrática : um desafio para a escola pública no município de Paranaguá
(2018)O presente artigo objetiva propor uma reflexão sobre a gestão democrática no espaço da escola pública com o grupo de cursista do Módulo de Gestão Democrática e Educação Popular no Polo Morozowski na cidade de Paranaguá. ... -
Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
(2019)O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas ... -
Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana
(2018)O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. ... -
Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos
(2019)Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ... -
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ... -
A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola
(2018)Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua ... -
A importância da formação continuada do professor da educação infantil
(2018)O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ... -
Inclusão : alavanca ou inércia?
(2015)Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão ... -
Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão
(2015)O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ...