Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 110-129 of 179
-
O Meu Pé de Laranja Lima : letramento literário no 6º ano do ensino fundamental
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição do uso de mediação de leitura como procedimento pedagógico com vistas à formação do leitor literário. Para isso, utiliza uma sequência didática composta ... -
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ... -
Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
(2018)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal ... -
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ... -
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ... -
Os multiletramentos por meio dos gêneros textuais digitais : práticas das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: A dissertação integra a Linha de Pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo desta pesquisa foi identificar e ... -
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ... -
Narrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saber
(2021)Resumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem ... -
Narrativas de uma professora negra sobre a educação antirracista e as pedagogias do teatro na educação básica
(2022)Resumo: Nesta dissertação, eu mulher negra, professora e pesquisadora, apresentei uma narrativa autobiográfica com o objetivo de analisar quais percepções e reflexões sobre o racismo e a educação antirracista foram ... -
Narrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultos
(2021)Resumo: Esta dissertação buscou compreender qual a contribuição do que chamou de "narrativas fabulárias" para o ensino da disciplina de História, sem o objetivo de explicar as manifestações do sistema estabelecido por meio ... -
Nhemboaty, nhembo’e, mba’eapo : ressignificando o projeto pedagógico de uma escola indígena a partir da cultura Mbya Guarani
(2021)Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre as lutas indígenas e o papel da Educação Escolar Indígena nesse contexto. Construída a partir de um esforço teórico e prático para compreensão do processo de invasão ... -
O uso do Moodle para o ensino de língua japonesa básica Hiragana [Hiragana] e Katakana [Katakana] a alunos não-nikkei
(2015)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda uma questão central: É possível ensinar, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem estruturado na plataforma Moodle, nocões básicas da língua japonesa? Votou-se ... -
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ... -
Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
(2015)Resumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da ... -
A organização do tempo e suas configurações no currículo escolar da alfabetização
(2021)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar como o conceito de tempo é praticado nos espaços escolares configurados no currículo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Municipal de Curitiba. ... -
A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
(2021)Resumo: O objetivo dessa investigação é problematizar o campo da organização do trabalho pedagógico na escola pública, no contexto de atuação do pedagogo, analisando o dispositivo pedagógico nos processos de escolarização. ... -
Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
(2022)Resumo: O presente estudo apresentou como tema a organização, o planejamento e o desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar. A pesquisa emergiu da minha vivência profissional como pedagoga ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
(2022)Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura ... -
O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor
(2018)Resumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores ... -
A pedagogia da escuta como prática educativa na educação básica : elementos revelados em pesquisas brasileiras sobre a escola pública
(2023)Resumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Teoria e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo desta pesquisa foi realizar ...