Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 159-178 of 178
-
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ... -
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ... -
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ... -
Slam e escrita : percursos entre poéticas menores, experiência e educação
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como plano de experimentação cartográfica as batalhas de poesia falada do coletivo de rua slam das Gurias. Acolhe o incômodo trazido pela pandemia global, refaz o trajeto a ser percorrido pela ... -
Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
(2018)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a ... -
Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
(2022)Resumo: No âmbito da pesquisa em ensino de Ciências, muito tem se falado a respeito do uso da argumentação como um instrumento para o processo de alfabetização científica, pois, além de ser uma abordagem profícua para a ... -
Tênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamental
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi ... -
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
(2018)Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação ... -
O trabalho docente e as relações étnico-raciais na educação física em escolas estaduais de Curitiba
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve delineamento exploratório qualitativo com o objetivo deanalisar a forma como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais écontemplada na disciplina de Educação Física em escolas estaduais ... -
A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso : uma análise a partir do olhar dos professores que atuama na rede municipal de ensino de Curitiba-PR
(2020)Resumo: Em face das emergências sociais e ambientais, a escola é desafiada a contribuir para a construção de uma nova filosofia de vida e outros modos de viver. Nesse contexto, a Educação Ambiental é convocada para auxiliar ... -
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ... -
O uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino de habilidades motoras com crianças do primeiro ano de ensino fundamental
(2016)Resumo: A educação física para os anos iniciais do ensino fundamental deve buscar o ensino das habilidades motoras fundamentais que são como blocos de construção para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Como ... -
O uso dos cartazes da Guerra Civil Espanhola nas aulas de espanhol do ensino médio integrado : percepções sobre a imagem a partir da cultura visual
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma investigação, que mescla Teoria e Prática de Ensino, no campo da cultura visual com estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico em processos fotográficos. ... -
Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba
(2017)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba ... -
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ... -
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ... -
Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar quais objetos causam interesse durante as visitas mediadas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), subsidiadas pelas aulas de Arte, e conduzir à experiência estética alunos(as) ... -
Viver o ler : um inventário das práticas de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental na educação bilíngue para surdos
(2020)Resumo: Este trabalho aborda o tema letramento na educação bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. É necessário compreender que a aprendizagem da leitura e escrita em Português brasileiro, para o aluno ... -
Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
(2022)Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização ... -
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
(2017)Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar ...