Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 169-178 of 178
-
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ... -
O uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino de habilidades motoras com crianças do primeiro ano de ensino fundamental
(2016)Resumo: A educação física para os anos iniciais do ensino fundamental deve buscar o ensino das habilidades motoras fundamentais que são como blocos de construção para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Como ... -
O uso dos cartazes da Guerra Civil Espanhola nas aulas de espanhol do ensino médio integrado : percepções sobre a imagem a partir da cultura visual
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma investigação, que mescla Teoria e Prática de Ensino, no campo da cultura visual com estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico em processos fotográficos. ... -
Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba
(2017)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba ... -
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ... -
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ... -
Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar quais objetos causam interesse durante as visitas mediadas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), subsidiadas pelas aulas de Arte, e conduzir à experiência estética alunos(as) ... -
Viver o ler : um inventário das práticas de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental na educação bilíngue para surdos
(2020)Resumo: Este trabalho aborda o tema letramento na educação bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. É necessário compreender que a aprendizagem da leitura e escrita em Português brasileiro, para o aluno ... -
Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
(2022)Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização ... -
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
(2017)Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar ...