Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
Abstract
Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem Matemática para a prática pedagógica na Educação Infantil, com crianças de 5 e 6 anos a partir da construção de um processo de Modelagem Matemática em uma escola em tempo integral e pública do município de Pinhais-PR. A revisão de literatura, revelou uma quantidade reduzida de estudos sobre a Modelagem Matemática voltados à Educação Infantil, mesmo sendo incluídos os trabalhos voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental.A pesquisa de intervenção, foi desenvolvida com crianças de 5 e 6 anos, a partir do tema Dinossauros, que partiu do interesse das crianças. A partir das curiosidades e questionamentos das crianças, surgiram outros cinco subtemas: A extinção dos dinossauros, Os dinossauros e suas patas, A alimentação dos dinossauros, Os dinossauros e os ovos, e O tamanho dos dinossauros. As pesquisas exploratórias foram realizadas a partir de recursos como "contação" de histórias, leitura de livros, vídeos, entre outros. O levantamento e resolução dos problemas foi realizado de forma coletiva e individual e a análise crítica das soluções ocorreu após a apresentação das soluções de cada criança resultando na construção de uma resposta coletiva, para cada problema de todos os subtemas. Concluímos que a prática da Modelagem Matemática na Educação Infantil contribui para a interação, à construção dos conhecimentos de forma lúdica e promove a participação efetiva da criança, estimula a criatividade, e promove o trabalho entre os diferentes campos de conhecimentos. Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Matemática. Modelagem Matemática. Abstract: This dissertation deals with Mathematical Modeling in an Early Childhood Education class. Adopted a perspective of Mathematics Education according to Burak (1992). The objective is to analyze the contributions of Mathematical Modeling to the pedagogical practice in Early Childhood Education, with children aged 5 and 6 years. Using the construction of a Mathematical Modeling process in a public full-time school in the municipality of Pinhais-PR. The literature review revealed a reduced number of Mathematical Modeling studies on Early Childhood Education, including dissertations and theses on primary education. The research used the intervention methodology. It was developed with children aged 5 and 6 years, in a public full-time school, based on the theme Dinosaurs, which arose from the interest of children. Beginning with the children's curiosities and questions, five other sub-themes emerged: The extinction of the dinosaurs, The dinosaurs and their paws, The feeding of the dinosaurs, The dinosaurs and the eggs, and The size of the dinosaurs. Exploratory research was carried out using resources such as "storytelling", reading books, videos, among others. Problem resolutions were carried out collectively and individually. The critical analysis of the solutions occurred after the presentation of the solutions of each child resulting in the construction of a collective response, for each problem of all subthemes. The practice of Mathematical Modeling in Early Childhood Education contributes to interaction, the construction of knowledge in a playful way and promotes the effective participation of the child, stimulates creativity, and promotes work between fields of knowledge. Keywords: Early Childhood Education. Mathematical Modeling. Mathematical Education.
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