Os multiletramentos por meio dos gêneros textuais digitais : práticas das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2022Autor
Ferreira, Marcelo Luiz Vergilio, 1994-
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Resumo: A dissertação integra a Linha de Pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo desta pesquisa foi identificar e apresentar os gêneros textuais digitais adotados como práticas de multiletramentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base a BNCC (2018). Procuramos verificar como as relações com a cultura digital estão presentes e fazem sentido para a prática educativa. Diante disso, como aporte teórico utilizamos Fofonca (2015, 2017, 2019), Rojo (2012, 2013, 2015). Metodologicamente, o estudo em questão revista os pensamentos de Ludke e André (2017) e Creswell (2014), para desenvolver uma investigação de natureza qualitativa. Sendo assim, este estudo desenvolveu-se por meio do seguinte problema de pesquisa: Como potencializar o ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais digitais adotando práticas multiletradas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? As análises evidenciaram que é possível estabelecer uma prática educativa que vislumbre a formação docente continuada, práticas pedagógicas inovadoras e um trabalho pautado nas tecnologias digitais, visto que as escolas precisam propiciar ao docente e aos estudantes os meios para que a prática se concretize, para que os multiletramentos e as tecnologias digitais sejam aplicados e diferentes metodologias de ensino e aprendizagem possam ser integradas no planejamento docente, para novas práticas multiletradas com os estudantes. Abstract: Dissertation integrates the line of research Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica (Theories and Practices of Teaching in Basic Education) of the Master's Program in Education, from Universidade Federal do Paraná (Federal University of Paraná, UFPR). The objective of this research was to identify and present how digital textual genres can be adopted as multiliteracies practices in the Initial Years of Elementary School, based on the BNCC (2018). We seek to verify how relationships with digital culture are present and make sense for educational practice. Therefore, as a theoretical contribution we used Fofonca (2015, 2017, 2019), Rojo (2012, 2013, 2015). Methodologically, the study in question reviews the thoughts of Ludke and André (2017) and Creswell (2014), to develop an investigation of a qualitative nature. Therefore, this study was developed through the following research problem: How to enhance the teaching of Portuguese Language through digital textual genres by adopting multiliterate practices in the Initial Years of Elementary School? The showed that it is possible to establish an educational practice that envisages continuing teacher training, innovative pedagogical practices and work based on digital technologies, since schools need to provide teachers and students with the means for the practice to materialize, so that multiliteracies and digital Technologies are applied and different teaching and learning methodologies can be integrated into teaching planning, for new multiliterate practices with students.
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