Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 90-109 of 178
-
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ... -
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2016)Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ... -
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ... -
O inglês e as ciências da natureza : uma proposta de interdisciplinaridade no ensino médio
(2019)Resumo: Impulsionado principalmente pela demanda da globalização, o inglês se transformou no mais influente idioma do mundo, sendo hoje a língua franca da aviação, de megaeventos esportivos, do comércio internacional, da ... -
Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
(2022)Resumo: A dissertação objetiva a compreensão das causas da instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; buscou identificar os motivos que desencadeiam a ... -
Intelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundo
(2019)Resumo: Essa dissertação, situada nos estudos da diferença deleuzianos e guattarianos, se propõe a fazer uma análise cartográfica da criação conceitual das intelectuais negras Lélia González e Sueli Carneiro. A escrita ... -
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ... -
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ... -
Leitura e escrita na EJA fase II do ensino fundamental : repensando a prática pedagógica
(2018)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos educandos de EJA do Ensino Fundamental Fase II na aprendizagem da oralidade, de leitura e de escrita em classe multiseriada numa organização coletiva. ... -
Letramento literário : a formação de leitores no ensino médio
(2017)Resumo: Nesta dissertação são apresentados o processo e os resultados de uma pesquisaação realizada numa turma de 3º ano do ensino médio num colégio da rede estadual de ensino paranaense, situado na região Metropolitana ... -
Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos
(2019)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em ... -
Literatura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamental
(2021)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica ... -
Matemática e educação infantil : percepções de professoras sobre articulações com os campos de experiência
(2022)Resumo: Esta dissertação pesquisou as articulações da Matemática e os Campos de Experiência preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de professoras que atuam com crianças de 4 a 5 anos no ... -
Matemática, geografia e cidadania : contribuições de um jogo educativo interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades no 3º ano do Ensino Fundamental
(2017)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar as contribuições que o jogo educativo interdisciplinar "Localize-se" pode proporcionar para o desenvolvimento de habilidades nas disciplinas de ... -
Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o processo de ressignificação de imagens poderia contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva de estudantes da educação básica a partir de experimentação ... -
Mediações de leitura e formação do aluno-autor : desafios ao letramento literário no cotidiano escolar
(2016)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o processo de letramento literário em uma turma de 3º ano e outra de 4º ano do ensino fundamental de escola municipal de Curitiba. A ... -
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ... -
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ... -
O Meu Pé de Laranja Lima : letramento literário no 6º ano do ensino fundamental
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição do uso de mediação de leitura como procedimento pedagógico com vistas à formação do leitor literário. Para isso, utiliza uma sequência didática composta ...