• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DAVID REJES RANGEL.pdf (2.930Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Rangel, David Rejes, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e aprendizagens, mas também à respeito da aprendizagem do pesquisador no processo de exercício da docência. Tem como problema de pesquisa o questionamento sobre como se dá o processo de reconstrução do conhecimento de um professor sobre sua prática pedagógica ao usar o Roleplaying Game nas aulas de História? Tem como objetivo geral analisar a narrativa da prática pedagógica do pesquisador, trazendo à luz da compreensão os elementos que possam auxiliar o processo de reconstrução do conhecimento do docente (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) em relação à sua própria prática pedagógica. Adota-se a abordagem qualitativa, numa pesquisa de cunho auto narrativo (CRESWELL, 2014; CLANDININ e CONNELLY, 2011). Como instrumentos de pesquisa buscou-se, por meio de auto narrativas registradas em diários pessoais verificar na memória do pesquisador sua percepção enquanto ser professor. Ao se visitar e revisitar estes diários fez-se necessário, também, verificar os exercícios desenvolvidos em aula de modo a poder-se observar se havia real observação pessoal e interpessoal da vivência proposta para a análise dos dados coletados no diário pessoal. Conclui-se que a reconstrução do professor por sua prática pedagógica é possível, mesmo que difícil. O fazer docente, o exercício do pensar e o aprender a ser professor em construção depende da emancipação do pensar do professor, que por sua vez requer pesquisa científica como princípio e também educação, entendendo-se que professores e discentes se formam permanentemente. Palavras-Chaves: Pesquisa narrativa. Metodologia de ensino de História. Prática Pedagógica. Roleplaying Game.
     
    Abstract: The present research is inserted in the research line of Theories and Practices of Teaching in the Elementary Education. Its object of research is the analysis of the pedagogical practice not only as teaching and learning processes, but also regarding the researcher's learning in the teaching process. Its research problem is the issue of how the process of retrieving the knowledge of a teacher about his pedagogical practice when using the Roleplaying Game in History classes. Its general objective is to analyze the narrative of the researcher's pedagogical practice, bringing to light the understanding of the elements that can help the process of retrieving the teacher's knowledge (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) in relation to his own pedagogical practice. The qualitative approach is adopted, in a self-narrative research (CRESWELL, 2014; CLANDININ and CONNELLY, 2011). It was sought as research instruments to verify in the researcher's memory his perception as a teacher, through self-narratives recorded in personal diaries. When visiting and revisiting these diaries, it was also necessary to verify the exercises developed in class in order to be able to observe if there was real personal and interpersonal observation of the proposed experience for the analysis of the data collected in the personal diary. It is concluded that the reconstruction of the teacher by his pedagogical practice is possible, even if difficult. Teaching, the exercise of thinking and learning to be a teacher in construction depends on the emancipation of the teacher's thinking, which in turn requires scientific research as a principle and also education, understanding that teachers and students are permanently developing themselves. Keywords: Narrative research. Teaching methodology. Pedagogical Practice. Roleplaying Game.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70249
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV