Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
Abstract
Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano dos estudantes, promove o protagonismo na aprendizagem, dessa forma, o professor que se apoia nos multiletramentos, na multimodalidade textual e na cultura digital, rompe paradigmas estratificados, que visam somente a educação compartimentalizada, conteudista e pouco inventiva. Para tanto, o processo de formação docente também precisa avançar na perspectiva que o professor se torne um sujeito ativo do seu percurso de formativo. Ao se pensar na perspectiva de uma proposta que integrasse a formação docente permanente, a cultura digital, os multiletramentos e a multimodalidade textual, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Como um grupo de professores pode construir sentidos multimodais, com práticas educativas, através de um grupo de estudos online, que privilegiam o gênero infográfico? Isto posto, objetivou-se analisar a construção desses sentidos multimodais, através de práticas desenvolvidas num grupo de estudos online, com o gênero textual infográfico. Assim, o aporte teórico baseia-se nas seguintes referências: acerca dos multiletramentos utilizou-se, Soares (2020), Rojo (2019), Freire (1996) Pinheiro (2020), Cazden (2021) e Kersch; Coscarelli; Cani (2016); para a abordagem do gênero textual infográfico, Ribeiro e Corrêa (2021), Ribeiro (2016, 2021) e Melo (2020) e para as análises da formação docente permanente e cultura digital, Fofonca (2019) Imbernón (2009). A pesquisa desenvolveu um estudo qualitativo, caracterizada como uma pesquisa-ação, na qual o contexto teórico, aliado às práticas dos envolvidos, projetou uma mudança e melhoria, por meio de um ciclo, se planejou, monitorou e avaliou uma situação atual, a fim de se pensar numa mudança da prática educativa. Desse modo, a dissertação, por meio de estudos de revisão sistemática, formação docente online num grupo de estudos e a análise das narrativas docentes das participantes da pesquisa, oportunizou formação docente permanente, pautada na reflexão das práticas educativas, no trabalho coletivo e colaborativo, por meio da cultura digital, que ampliou o repertório e a compreensão da importância da utilização do gênero textual infográfico. A pesquisa demonstrou que a formação docente pode partir de uma situação real vivenciada pelos professores, que juntos trazem sentido e dão significado aos novos letramentos Abstract: The present research started from the reflection that the educational actions of literacies need to bring meaning to reading and writing, because involving in this process the social and cultural relations present in the daily lives of students, promotes the protagonist in learning, in this way, the teacher who supports multiliteracy, textual multimodality and digital culture, breaks stratified paradigms, which only aim at compartmentalized, content-oriented and little inventive education. To this end, the teacher training process also needs to advance in the perspective that the teacher becomes an active subject in his/her training path. When thinking about the perspective of a proposal that would integrate permanent teacher training, digital culture, multiliteracies and textual multimodality, the following research problem was raised: How can a group of teachers build multimodal meanings, with educational practices, through of an online study group, which privilege the infographic genre? That said, the objective was to analyze the construction of these multimodal meanings, through practices developed in an online study group, with the infographic textual genre. Thus, the theoretical contribution is based on the following references: regarding multiliteracies, Soares (2020), Rojo (2019), Freire (1996) Pinheiro (2020), Cazden (2021) and Kersch were used; Coscarelli; Cani (2016); for the infographic textual genre approach, Ribeiro and Corrêa (2021), Ribeiro (2016, 2021) and Melo (2020) and for the analyzes of permanent teacher training and digital culture, Fofonca (2019) Imbernón (2009). The research was a qualitative study, characterized as an action research, in which the theoretical context, combined with the practices of those involved, projected a change and improvement, through a cycle where a current situation was planned, monitored and evaluated, in order to think about a change in educational practice. In this way, the dissertation, through review studies, online teacher training in a study group and the analysis of the research participants' teaching narratives, provided an opportunity for permanent teacher training, based on the reflection of practices, in collective and collaborative work, through the digital culture, which expanded the repertoire and understanding of the importance of using the infographic textual genre. The research demonstrated that teacher training can start from a real situation experienced by teachers, who together bring sense and meaning to new literacy processes
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