Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 150-169 of 178
-
(Re)significando espaços públicos : possibilidades pedagógicas de educação ambiental para os anos iniciais do ensino fundamental no município de Campo Largo/PR
(2022)Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a Educação Ambiental no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental promovendo uma discussão da utilização de espaços públicos enquanto locais para o desenvolvimento de ... -
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
Referencial curricular de São José dos Pinhais : campos de experiências novas disposições ou a mesma governamentalidade na educação das crianças
(2021)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar o Referencial Curricular de São José dos Pinhais, mais precisamente, analisar como material empírico o dispositivo pedagógico CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (arranjo ... -
Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
(2022)Resumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em ... -
As relações com o aprender : sentidos atribuídos pelos alunos à escola e ao ensino de ciências por investigação
(2017)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo compreender quais relações os alunos estabelecem com o aprender na escola, nas aulas de Ciências e numa proposta do Ensino de Ciências por Investigação (ECI). ... -
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ... -
Representação e identidade negra docente na rede estadual do Paraná : indicadores e relação com a política afirmativa da Lei 14.274/03
(2019)Resumo: A presente dissertação propôs uma análise acerca do processo de construção, consolidação e aplicação da primeira política pública específica para o acesso de pessoas autodeclaradas negras na disputa de vagas no ... -
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ... -
Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba
(2018)Resumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de ... -
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ... -
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ... -
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ... -
Slam e escrita : percursos entre poéticas menores, experiência e educação
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como plano de experimentação cartográfica as batalhas de poesia falada do coletivo de rua slam das Gurias. Acolhe o incômodo trazido pela pandemia global, refaz o trajeto a ser percorrido pela ... -
Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
(2018)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a ... -
Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
(2022)Resumo: No âmbito da pesquisa em ensino de Ciências, muito tem se falado a respeito do uso da argumentação como um instrumento para o processo de alfabetização científica, pois, além de ser uma abordagem profícua para a ... -
Tênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamental
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi ... -
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
(2018)Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação ... -
O trabalho docente e as relações étnico-raciais na educação física em escolas estaduais de Curitiba
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve delineamento exploratório qualitativo com o objetivo deanalisar a forma como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais écontemplada na disciplina de Educação Física em escolas estaduais ... -
A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso : uma análise a partir do olhar dos professores que atuama na rede municipal de ensino de Curitiba-PR
(2020)Resumo: Em face das emergências sociais e ambientais, a escola é desafiada a contribuir para a construção de uma nova filosofia de vida e outros modos de viver. Nesse contexto, a Educação Ambiental é convocada para auxiliar ... -
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ...