Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 82-100 of 175
-
A gamificação como metodologia contributiva do processo ensino-aprendizagem : uma gincana com escolares de sexto e sétimo anos de uma escola municipal de Canoinhas
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central verificar as contribuições da gincana gamificada para o processo de ensino-aprendizagem nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Especificamente procurou: (a) Investigar ... -
Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
(2023)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o ... -
Grupo Ambiental : análise de uma experiência de formação com estudantes dos anos finais do ensino fundamental
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a experiência de formação com o Grupo Ambiental do Colégio Estadual Jayme Canet e discutir mecanismos que promovam a efetivação da Educação Ambiental na escola e que sirvam ... -
Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
(2022)Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de ... -
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ... -
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2016)Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ... -
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ... -
O inglês e as ciências da natureza : uma proposta de interdisciplinaridade no ensino médio
(2019)Resumo: Impulsionado principalmente pela demanda da globalização, o inglês se transformou no mais influente idioma do mundo, sendo hoje a língua franca da aviação, de megaeventos esportivos, do comércio internacional, da ... -
Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
(2022)Resumo: A dissertação objetiva a compreensão das causas da instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; buscou identificar os motivos que desencadeiam a ... -
Intelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundo
(2019)Resumo: Essa dissertação, situada nos estudos da diferença deleuzianos e guattarianos, se propõe a fazer uma análise cartográfica da criação conceitual das intelectuais negras Lélia González e Sueli Carneiro. A escrita ... -
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ... -
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ... -
Leitura e escrita na EJA fase II do ensino fundamental : repensando a prática pedagógica
(2018)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos educandos de EJA do Ensino Fundamental Fase II na aprendizagem da oralidade, de leitura e de escrita em classe multiseriada numa organização coletiva. ... -
Letramento literário : a formação de leitores no ensino médio
(2017)Resumo: Nesta dissertação são apresentados o processo e os resultados de uma pesquisaação realizada numa turma de 3º ano do ensino médio num colégio da rede estadual de ensino paranaense, situado na região Metropolitana ... -
Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos
(2019)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em ... -
Literatura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamental
(2021)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica ... -
Matemática e educação infantil : percepções de professoras sobre articulações com os campos de experiência
(2022)Resumo: Esta dissertação pesquisou as articulações da Matemática e os Campos de Experiência preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de professoras que atuam com crianças de 4 a 5 anos no ... -
Matemática, geografia e cidadania : contribuições de um jogo educativo interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades no 3º ano do Ensino Fundamental
(2017)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar as contribuições que o jogo educativo interdisciplinar "Localize-se" pode proporcionar para o desenvolvimento de habilidades nas disciplinas de ...