• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - AMANDA TRACZ PEREIRA.pdf (1.338Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Pereira, Amanda Tracz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da Línguística. Os principais teóricos utilizados foram: Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky e Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). O principal objetivo foi estudar os níveis de escrita dos alunos de uma turma de 1º ano de ensino fundamental em aplicação de atividades sequenciadas de oralidade, leitura e escrita. Realizou-se uma microanálise das condições iniciais dos alunos, bem como um acompanhamento da evolução dos níveis de conhecimento após a intervenção. O trabalho apresenta, também, análises das atividades propostas as quais podem auxiliar professores alfabetizadores na escolha de metodologias e no acompanhamento dos avanços dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. Palavras-chave: Alfabetização. Oralidade. Leitura e Escrita.
     
    Abstract: This study reports an action-research conducted with students from public elementary schools of Curitiba. The studies about literacy with theoretical background in the fiels of Educational Psychology and Linguistics were considered in this research. The main theoretical references are: Ferreiro (2001), Ferreiro and Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky and Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). The action-research main goal was to study the levels of writing of first grade students from Primary Education during the application of orality, reading and writing sequenced activities. A microanalysis of the initial conditions of the students was held, as well as monitoring the improvement in levels of knowledge after the intervention. It also presents analysis of proposed activities that can help literacy teachers in the process of choosing methodologies and in monitoring the progress of students in the alphabetic writing system process acquisition. Keywords: Literacy; Orality; Reading and Writing
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/41024
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV