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    Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada

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    R - D - KELLEN MENDES FREITAS.pdf (1.119Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Freitas, Kellen Mendes
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa possui como objetivo geral, compreender concepções sobre autoconceito de professores do Ensino Médio, com adoção dos Objetos Digitais de Aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Assim, o estudo é de natureza, especificamente, da vertente construtivista da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009), com dados coletados por meio de entrevista intensiva semi estruturada, no contexto pandêmico no Ensino Médio da educação pública. Tem-se como sujeitos da pesquisa professores do Ensino Médio e com formação na área do componente curricular de História. E, como aporte teórico, essa dissertação reporta-se a autores da Filosofia das Tecnologias (BUNGE, 1985; CUPANI, 2020, 2018, 2017, 2014, 2004; FREENBERG, 2019; IDHE, 1990; REYDON, 2018; VERKERK et al, 2018).), como também autores que investigam a tecnologia na educação com a perspectiva (CAMAS, BRITO, 2018; FOFONCA, 2017; MORAN, 2015; VALENTE, 2018; UNESCO, 2022). Esta investigação é de caráter inicial e possibilitou compreender no presente momento, os primeiros sinais de como os professores de história do Ensino Médio, por meio dos objetos digitais de aprendizagens nas aulas de História, olham para suas experiências, resultando em elementos favoráveis para novas reflexões direcionadas. Tais concepções trazem como fenômeno adaptações das práticas pedagógicas com os ODA, superando dificuldades no contexto pandêmico. Ademais, os professores são conscientes da importância de agregar os ODA em suas práticas pedagógicas, pautados na intencionalidade e no próprio estímulo desses recursos, tanto para os estudantes, como para o próprio professor. Além desses indicativos, surgiram apontamentos possíveis para continuidade desta investigação como a ampliação do grupo de amostragem, neste caso, diretores, diretores auxiliares, pedagogos e professores, bem como as possibilidades de aplicação e discussão da TFD, na vertente construtivista, em grupo de pesquisa, na redação e na reflexão do manuscrito da teoria fundamentada substantiva interpretada no estudo.
     
    Abstract: This dissertation puts foward an investigation that involves the pedagogic practice in the pandemic and its relationships with the presence of digital learning objects in the teaching of history, This research has, as a general objective, to understand concepts about the self-concept of high school teachers, with an adoption of digital learning objects in their pedagogic practices as such, this study is, by nature, from the objectivist branch of grounded theory (CHARMAZ, 2009), with data collected from semi-structured intensive interviews, in the context of a pandemic in public high school education.The research subjects are high school teachers with training in the area of the curricular component of history. And, as a theoretic contribution, this dissertation reports to authors of The Philosophy of Technologies (BUNGE, 1985; CUPANI, 2020, 2018, 2017, 2014, 2004; FREENBERG, 2019; IDHE, 1990; REYDON, 2018; VERKERK et al, 2018). As well as authors who investigate technology in education with perspetcive (CAMAS, BRITO, 2018; FOFONCA, 2017; MORAN, 2015; VALENTE, 2018; UNESCO, 2022). This investigation is of an initial nature and made it possible to understand, at the present moment, the first signs of how High School History teachers, through digital learning objects in History classes, look at their experiences, resulting in favorable elements for new directed reflections. Such conceptions bring as a phenomenon adaptations of pedagogical practices with DLA, overcoming difficulties in the pandemic context. Furthermore, teachers are aware of the importance of adding DLA in their pedagogical practices, based on the intentionality and the stimulation of these resources, both for students and for the teacher himself. In addition to these indications, possible notes emerged for the continuity of this investigation, such as the expansion of the sampling group, in this case, directors, assistant directors, pedagogues and teachers, as well as the possibilities of application and discussion of grounded theory, in the constructivist aspect, in a research group, in the writing and reflection of the substantive grounded theory manuscript interpreted in the study.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82235
    Collections
    • Dissertações [204]

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