Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 123-142 of 175
-
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
(2022)Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura ... -
O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor
(2018)Resumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores ... -
A pedagogia da escuta como prática educativa na educação básica : elementos revelados em pesquisas brasileiras sobre a escola pública
(2023)Resumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Teoria e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo desta pesquisa foi realizar ... -
Percurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituais
(2021)Resumo: Na presente dissertação apresento meu percurso (auto)biográfico como professora de artes e o olhar sobre as práticas de desenho das crianças e seus momentos conceituais. Parto de propostas pedagógicas realizadas ... -
Performance docente no discurso de professores de geografia
(2019)Resumo: A pesquisa Performance docente no discurso de professores de Geografia, vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), é uma investigação de cunho qualitativo ... -
Uma pesquisa autonarrativa : a práxis na construção do professor de redação em professor de produção de texto
(2022)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do PRPPG da UFPR e tem como objeto de estudo a pesquisa autonarrativa de um docente inserido tanto no ambiente formal de ensino quanto ... -
Poética do inutensílio e experiência : tramas de uma educação menor
(2015)Resumo: Esta pesquisa surge a partir de experiências marcantes em encontros - envolvendo arte, vida e educação - com Hélio Leites, um multiartista curitibano, cuja criação envolve objetos descartados, fazendo do inutensílio ... -
Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
(2015)Resumo: O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser ... -
Prática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos
(2022)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho ... -
A prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexo
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta elementos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Parte do questionamento de como o pensamento complexo pode auxiliar professores da educação básica a desenvolverem uma prática pedagógica ... -
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
(2016)Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as ... -
Práticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombola
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do ... -
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ... -
Práticas de educação física no cárcere : tecnologias digitais como recurso pedagógico
(2018)Resumo: Esta pesquisa aborda as práticas de Educação Física no cárcere e as tecnologias digitais como recurso pedagógico. Entende-se que na formação docente inicial os acadêmicos deveriam vivenciar práticas nos mais diversos ... -
Práticas educativas baseadas em projeto para a integração de tecnologias digitais na Educação Infantil
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar práticas educativas para a integração das Tecnologias Digitais (TD) na Pré-Escola, identificando como podem ser integradas nessa etapa da educação. A Aprendizagem Baseada ... -
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ... -
Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série
(2019)Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados ... -
Processo de ensino e aprendizagem com utilização das tecnologias digitais na pandemia da Covid-19
(2022)Resumo: Esta pesquisa foi realizada articulando discussões sobre as mudanças nas formas de aprendizagem mediante a nova reconfiguração de espaço e tempo resultante do Ensino Remoto Emergencial. Neste contexto à escola se ... -
O processo de escolarização de crianças imigrantes na cidade de Joinville - SC
(2022)Resumo: Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais têm recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar ... -
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
(2021)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de ...