• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A organização do tempo e suas configurações no currículo escolar da alfabetização

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CRISTIANE DE SOUZA BRITTO.pdf (1.852Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Britto, Cristiane de Souza, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar como o conceito de tempo é praticado nos espaços escolares configurados no currículo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Municipal de Curitiba. A metodologia da pesquisa se deu por meio da investigação qualitativa com abordagem descritiva, e se utilizou de técnicas de coleta de dados da análise documental (Currículo Municipal de Curitiba e Parâmetros de Indicadores de Qualidade), e de entrevista semiestruturada com 2 pedagogas e 6 professoras regentes do 1º ciclo de Escolas Municipais de Curitiba. A fundamentação teórica está respaldada, principalmente, pelos autores Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, entre outros. Para realizar essa análise foi necessário ter como referência central a configuração escolar, ou seja, os princípios da pesquisa configuracional de Norbert Elias, porque são nessas configurações onde o currículo se pratica. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que a organização escolar está relacionada a organização dos tempos e espaços que envolve às práticas. Isso se relaciona a fragmentação dos tempos para execução das propostas, ao controle dos tempos escolar, pedagógico e ao disciplinamento dos corpos e das mentes dos sujeitos escolarizados (professoras e crianças). Os tempos acabam por mecanicizar o espaço escolar, o que gera uma certa produtividade dos indivíduos rumo aos objetivos que se almeja alcançar com relação ao ensino e a aprendizagem. Pode-se concluir que o uso do tempo no espaço escolar leva a produção de um certo tipo de sujeito que autorregulam suas ações em função do uso do tempo.
     
    Abstract: This dissertation aimed to analyze how the concept of time is practiced in school spaces configured in the curriculum of the 1st cycle of elementary education in schools of the Municipal Network of Curitiba. The research methodology was carried out through a qualitative investigation with a descriptive approach, and used data collection techniques of document analysis (Curitiba's Municipal Curriculum and Parameters of Quality Indicators), and semi-structured interviews with 2 pedagogues and 6 regular teachers of the 1st cycle of Curitiba's Municipal Schools. The theoretical basis is supported, mainly, by the authors Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, among others. To perform this analysis it was necessary to have as central reference the school configuration, that is, the principles of Norbert Elias' configuracional research, because it is in these configurations where the curriculum is practiced. From the data collected, it was possible to see that the school organization is related to the organization of the times and spaces that involves the practices. This is related to the fragmentation of the times to execute the proposals, to the control of the school and pedagogical times, and to the disciplining of the bodies and minds of the subjects (teachers and children). The times end up mechanizing the school space, which generates a certain productivity of individuals towards the goals that we aim to achieve in relation to teaching and learning. It can be concluded that the use of time in the school space leads to the production of a certain type of subject who self-regulates his or her actions according to the use of time.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72139
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV