Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 49-67 of 186
-
Educação ambiental : o papel dos pedagogos na formação continuada em serviço dos professores e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil de São José dos Pinhais
(2021)Resumo: Esta pesquisa trata do papel dos pedagogos em relação à formação continuada dos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Tem por objetivo analisar os aspectos que dificultam e/ou ... -
A educação ambiental na prática pedagógica de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola em São José dos Pinhais, PR
(2017)Resumo: A temática ambiental assume a cada dia uma importância maior e influência decisões e ações pelo mundo todo, nas diferentes esferas da sociedade. Os impactos negativos da ação humana sobre o planeta são cada vez ... -
A educação ambiental no contexto da implementação da base nacional comum curricular e do novo ensino médio
(2022)Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre a Educação Ambiental escolar dentro da concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da organização do Novo Ensino Médio. Em 2018 o Governo Federal aprovou ... -
A educação e as configurações na periferia urbana
(2019)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode ... -
Educação em direitos humanos : pensar uma educação menor no contexto de uma escola municipal de Curitiba
(2021)Resumo: Os Direitos Humanos são garantias das vidas mínimas, das situações de vidas ignoradas, das condições de vidas que faltam. Como uma construção histórica, os Direitos Humanos podem ser interpretados por diferentes ... -
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ... -
Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
(2024)Resumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar o retorno das crianças no período pós pandêmico às turmas de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em um município da região metropolitana de ... -
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ... -
Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
(2023)Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a ... -
Educação performativa na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais
(2020)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender os efeitos de sentidos no ... -
Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades tem como objetivo geral compreender, a partir do que dizem os ... -
Educando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano
(2018)Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado "Educando como Dono de Voz na Gestão das Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços do Programa Projovem Urbano", buscou investigar a gestão do referido programa quanto ... -
O efeito estético : a recepção dos contos de Hans Christian Andersen pelas crianças da educação infantil e pelos estudantes do oitavo ano da educação básica
(2024)Resumo: A presente pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, vinculado a linha de pesquisa Teoria e Prática de Ensino na Educação Básica, problematiza: Como as crianças da ... -
O ensino de ciências na educação especial : possibilidades de relações com o saber
(2017)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as relações com o saber estabelecidas por estudantes com deficiência intelectual moderada a partir de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou diferentes ... -
O ensino de literatura e a ciberliteratura em uma revisão integrativa : perspectivas de uma literatura expandida no ensino médio
(2023)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Tem como objeto de pesquisa as práticas educativas ... -
Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
(2016)Resumo: Esta pesquisa investigou se a experiência como pesquisador vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental em Atividade de Pesquisa de Opinião pode se converter em experiência matemática que possibilite aprendizagem ... -
Ensino de produção de texto : repensar e recriar a prática pedagógica numa perspectiva autonarrativa docente na educação básica
(2022)Resumo: A produção escrita na escola não é considerada por muitos como uma tarefa fácil e durante um longo período teve como preocupação os aspectos gramaticais em detrimento a sua função social e do estudante como seu ... -
O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
(2022)Resumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir ... -
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ...