Itens para a visualização no momento 261-280 of 720

    • NARRATIVA DE VIDA DE UM JOVEM GAY: VIOLÊNCIAS E NORMATIVIDADES EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS 

      Gabriel Ginez Villarda; Cristiane Dal Bosco Rezzadori; Alexandre Polizel; Mario Rodrigues Pimenta Netto (2019-10-09)
      Os currículos podem ser compreendidos como artefatos culturais que organizam, analisam e delimitam determinados saberes como formativos. No entanto, não são apenas documentos oficiais que operam desta maneira e geram efeitos ...
    • METODOLOGIA PARA O ENSINO LÚDICO DE LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 

      Beatriz Mato; Patrícia Argenton; Rogério Silva; Maria Regina Ferreira Costa (2019-10-08)
      O presente trabalho foi realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de agosto a novembro de 2018, na Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto. As aulas foram ministradas ...
    • PRÁTICAS DIDÁTICAS NO PIBID PARA O ENSINO DO INGLÊS COTIDIANO 

      Juliana dos Reis; Ana Labres dos Santos; Bruna Silva Alves; Telma Zen Possebon (2019-10-07)
      O presente trabalho pretende apresentar alguns aspectos práticos relacionados ao desenvolvimento de um semestre letivo dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Letras Inglês, ...
    • O PERFIL DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BLUMENAU-SC 

      Valéria Contrucci de Oliveira Mailer; Cíntia Rodrigues; Henriette Damm; Roberta Pereira; Linara Mafessolli Xavier; Thalia Baumann Loterio (2019-10-08)
      O presente trabalho objetiva socializar resultados de um projeto de extensão que busca mapear o perfil do professor do Ensino Médio dos componentes curriculares de Biologia, História, Língua Portuguesa/Inglesa e Matemática ...
    • CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA RECICLAGEM DE PAPEL 

      Julia Neres Lima Xavier (2019-10-07)
      JULIA NERES LIMA XAVIER¹, KAMILA KAUANA ROMANO MACHADO ², ALEX SANDRO BARROS DE SOUZA³1 Acadêmica bolsista do PIBID/Graduação IFPR (xavierjuliaa@gmail.com)2 Acadêmica bolsista do PIBID/Graduação IFPR (kamilakauana@outlook.com)³ ...
    • A UTILIZAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL 

      Sr Pedroso Leite; Sra. Fagundes Greco; Sra. Cardoso Fonseca; Sr. Silveira Verçosa; professor Jesus Dinardi (2019-10-08)
      É da natureza humana a curiosidade e o questionamento sobre o que nos rodeia, o que fenômenos químicos, físicos e biológicos. onde o entender e compreender a ciência ainda é algo distante durante a caminhada discente na ...
    • MODIFICAÇÕES DE ESPAÇOS NA ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ 

      Bruna Précoma; Caio Back; Lucas Prim (2019-10-07)
      Os espaços escolares podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos a medida que se tornem mais educativos. Nessa perspectiva, esse projeto estudou e modificou os espaços de uma escola municipal com o intuito de torna-lo ...
    • AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR 

      Bruna Précoma; Guilherme de Lima; Gustavo Barbosa (2019-10-08)
      O objetivo deste trabalho foi avaliar os índices de velocidade de escolares com idade entre 6 a 11 anos. O estudo foi realizado em quatro escolas municipais de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu 336 escolares, matriculados ...
    • A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS 

      Elber Godoy; Mariele de Mello; Silvio Carneiro Junior; Danislei Bertoni; Márcio Dura Cavagnari (2019-10-08)
      A formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ...
    • Jogo da memória a partir dos Números Inteiros 

      Felipe Wieler; Ingrid Alves; Luciana Ikoma (2019-10-08)
      Neste artigo temos como objetivo relatar a experiência no Colégio Estadual Conselheiro Carrão. Foi feita uma intervenção com o intuito de reforçar os Números Inteiros a partir de um jogo da memória elaborado pelos alunos ...
    • O APRENDIZADO DE LOCALIZAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MODO A PROMOVER EVENTUAIS/POSSÍVEIS INTERAÇÕES DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

      Anderson Brum de Freitas; Guilherme Pinheiro; Júlia Weingärtner; Ana Dias Pereira; Eduardo Marks de Marques (2019-10-08)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e discutir o desenvolvimento da oficina planejada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Língua Inglesa, da ...
    • INTRODUÇÃO À QUÍMICA POR MEIO DE AULAS DEMONSTRATIVAS E PRÁTICAS LABORATORIAIS 

      Ana Flávia Ribeiro do Nascimento; Ana Cristina Franzoia Moss; Nádia Maria Pereira Ramos; Danislei Bertoni (2019-10-08)
      Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma experiência de prática docente, realizada por licenciandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa/PR, participantes do ...
    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA 

      Daniela Hipólito (2019-10-13)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de química, numa perspectiva inclusiva. A partir dos conteúdos propostos para primeiro ano do ensino médio, as atividades ...
    • FEIRA DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 

      Adriana Greco; Alan Leite; João Pinheiro Valença; Vitória Boaventura Oliveira; Raquel Ruppenthal; Ailton Jesus Dinardi (2019-10-07)
      Quando imaginamos a Feira de Ciências como um recurso rico para incentivar o ensino de ciências, logo pensamos em experimentos dos mais diversos, agregados a Química, Física e a Biologia. Apesar de essa prática em geral ...
    • VIGILÂNCIA E SEXUALIDADE: O BULLYING HOMOFÓBICO COMO INSTRUMENTO DO CUMPRIMENTO DOS PAPEIS DE GÊNERO NA ESCOLA 

      Julia Savian; Gabriela Eleuterio; Kassia de Souza (2019-10-07)
      Busca-se, no presente trabalho, fazer o uso de experiências em sala de aula para guiar uma discussão sobre como atuam os padrões dominantes de feminilidade, de masculinidade e de orientação sexual no ambiente escolar. O ...
    • A INFLUENCIA DA ESTRUTURA SOCIAL E FAMILIAR NA VIDA ACADEMICA DO ALUNO 

      Luiza Medeiros Godoi; Andressa Gollo; RICARDO LEME (2019-10-13)
      É indiscutível como a sociedade e a família influenciam o indivíduo. Neste trabalho apresentaremos pontos sobre como as relações que os alunos possuem influenciam no seu desempenho na escola. Sabendo que o aprendizado não ...
    • A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS 

      Álvaro Oliveira; Karyne Sharara; Fabiane Leite (2019-10-08)
      Este relato tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica por meio da realização do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de ...
    • “EU SOU MORENINHA”: Identidade e racismo 

      Julia da Rosa Savian; Ana Alves Colaço; Ana Vicente; Emanuelli Latczuk; Mariana Hlatki (2019-10-08)
      Sabe-se que a Lei 10.639/03 - que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana – operou como uma ação afirmativa que reconhece a escola como um dos espaços que atua na construção ...
    • Ensinando com o cata-vento: uma possibilidade de ensino de geometria plana para alunos com altas habilidades/superdotação 

      Renata Abreu; Bárbara Zanetti; Luciana Oliveira (2019-10-08)
      Resumo O projeto de extensão Matemática Acessível, pertencente à UTFPR, campus Curitiba, se iniciou em 2016 e encontra-se ativo até os dias atuais. Nasceu de uma parceria entre esta universidade e a Secretaria de Educação ...
    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA 

      Daniela Hipólito (2019-10-13)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de atividades diferenciadas e de materiais concretos para o ensino de química, numa perspectiva inclusiva. A partir dos conteúdos propostos para primeiro ano ...