• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL

    Thumbnail
    Data
    2019-10-14
    Autor
    Ana Mendonça
    Nathan da Silva
    Shirley Balastrelli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do terceiro ano do turno matutino. Para desenvolver a prática, demandou-se tempo e estudo. Uma vez que, a escola possui defasagem – segundo observação dos residentes - no que norteia o respeito e a harmonia entre os sujeitos que compõe o espaço escolar. A necessidade de se trabalhar esse tema com os alunos do ensino médio, deu-se por meio das observações relativas às manifestações de bullying entre professores e alunos nas aulas observadas. Além disso, tal problemática pode ser vinculada ao conceito transversal pluralidade cultural, que inclusive é de competência da Geografia. Utilizou-se autores que conversam com a problemática do respeito, além de toda a atividade ser pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, os quais apresentam a temática como componente do currículo da educação básica. Cabe também, a essa atuação dos residentes, despertar a afeição dos alunos em refletir sobre atitudes do cotidiano, para que assim possam entender a importância do respeito no convívio em sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91436
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV