RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL
Data
2019-10-14Autor
Ana Mendonça
Nathan da Silva
Shirley Balastrelli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do terceiro ano do turno matutino. Para desenvolver a prática, demandou-se tempo e estudo. Uma vez que, a escola possui defasagem – segundo observação dos residentes - no que norteia o respeito e a harmonia entre os sujeitos que compõe o espaço escolar. A necessidade de se trabalhar esse tema com os alunos do ensino médio, deu-se por meio das observações relativas às manifestações de bullying entre professores e alunos nas aulas observadas. Além disso, tal problemática pode ser vinculada ao conceito transversal pluralidade cultural, que inclusive é de competência da Geografia. Utilizou-se autores que conversam com a problemática do respeito, além de toda a atividade ser pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, os quais apresentam a temática como componente do currículo da educação básica. Cabe também, a essa atuação dos residentes, despertar a afeição dos alunos em refletir sobre atitudes do cotidiano, para que assim possam entender a importância do respeito no convívio em sociedade.