A importância da troca de saberes no âmbito escolar
Resumo
RESUMO O tema diversidade religiosa, é um assunto que carrega muitas polêmicas na atualidade, e o qual deve ser abordado em sala de aula de forma eficaz e que contribua para o conhecimento e desenvolvimento dos alunos. O presente trabalho visa fazer a análise de uma experiência chamada “Roda de conversa: Candomblé e Diversidade Religiosa” aplicada com alunos do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, a qual teve colaboração dos alunos participantes do PIBID do curso de ciências sociais. A partir dessa análise, buscaremos pontuar a relevância de tal assunto abordado em sala de aula, a eficácia da forma a qual ele foi abordado entre alunos do ensino médio, e a maneira a qual o tema foi recebido pelos alunos, os quais se mostraram interessados em aprender, compreender e respeitar as diferenças. INTRODUÇÃO Quando o tema é diversidade religiosa no ambiente escolar, há um certo “tabu”, e muitas vezes é deixado de lado por ser polêmico. No entanto, vivemos em um país carregado de diversidades culturais, e isso claramente reflete dentro das salas de aula, sendo necessário um maior enfoque em tal questão, pois, na grande maioria das vezes, o preconceito é apenas um reflexo da ignorância (falta de conhecimento) em determinado assunto. E se há uma forma de combater o preconceito, sem dúvidas é através do conhecimento. Desenvolver um trabalho acerca de tal questão, objetiva a análise e compreensão dos meios de abordagem de tais temas com alunos do ensino médio, tendo em vista que se trata de uma idade que está em processo de construção do pensamento, a qual apresenta maior oportunidade de contribuir no desenvolvimento de um pensamento aberto, respeitoso e interessado em conhecer as diversas culturas existentes. Assim como possibilita observar a receptividade dos alunos quanto à determinadas questões, e em como forma de abordagem refletiu no interesse dos mesmos. METODOLOGIA O trabalho foi desenvolvido com base em uma experiência chamada “Roda de conversa: Candomblé e Diversidade Religiosa”, a qual foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, com alunos do primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico – Meio Ambiente, pela professora Francieli Lisboa, com a colaboração com os alunos do PIBID de ciências sociais. A professora Francieli Lisboa, responsável pelas disciplinas de sociologia I, e a optativa Tópicos Especiais em Sociologia, esteve desenvolvendo um trabalho de literatura com os alunos da disciplina optativa, com o livro “Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves”, e o mesmo apresentava, ao decorrer da história, relatos sobre Orixás, o que levantou diversas dúvidas e curiosidades nos alunos. A partir disso, surgiu a ideia de organizar uma roda de conversa com uma Mãe de Santo (Zeladora de Santo), a qual teve como tema o Candomblé e a diversidade religiosa, de forma a expor um pouco a respeito do assunto, sanando as curiosidades e difundindo conhecimento a respeito. Recebemos a convidada Zeladora de Santo Bia Oliveira Farias, para abordar o tema com os alunos, a qual soube desenvolver o assunto de forma didática, simples e atrativa, fazendo com que no fim surgissem diversas perguntas dadas à interação dos alunos como fruto do interesse dos mesmos. RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir desse evento, foi possível perceber o quão raso era o conhecimento a respeito do tema, antes do mesmo ser abordado (um dos motivos de gerar tantas dúvidas), o que comprova a ignorância que é carregada, a qual pode ter como fruto, muitas vezes, a intolerância. Com base nisso, pode-se compreender a importância de abordar tal assunto em sala de aula, visto que um dos principais motivos de bullying em escolas são referentes as religiões. Como afirmado anteriormente, se há uma forma de combater o preconceito, sem dúvidas é através do conhecimento. Portanto, o fato de, além de ser abordado sobre o Candomblé, trazer à tona a questão das diversas religiões, e a necessidade de respeitá-las igualmente, e compreende-las como fonte de cultura, foi essencial para o despertar de um pensamento crítico quanto às intolerâncias religiosas. Contudo, o método de abordagem mostrou ser de grande eficácia, despertando o interesse de diversos alunos, os quais também demonstraram compreender (a partir do que foi falado) o assunto abordado, e contribuíram significativamente com o evento ao fazer perguntas, as quais demonstraram o interesse dos tais. Sendo assim, entende-se a importância de debater acerca de tal conteúdo em sala de aula, e o quanto o método utilizado pode contribuir para um desenvolvimento produtivo e proveitoso. CONCLUSÃO A experiência demonstrou ser significativa, tanto para os alunos, quanto para quem ajudou na organização. Além de expandir o conhecimento de todos os presentes, resultou também em um momento de conscientização, do qual todos participaram e cooperaram. Vale ressaltar o quão relevante o tema é, e o quanto pode contribuir na sociedade, visto que é um assunto recorrente em todas as áreas da comunidade. Trazer à tona a importância do respeito às diversidades pode ter um impacto positivo, ainda que sutil, no ambiente no qual vivemos, já que não se trata apenas de religião, mas de pessoas e culturas.