APOCALIPSE ZUMBI: UMA PROPOSTA LÚDICA DE SOBREVIVÊNCIA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS
Resumo
O presente trabalho relata a aplicação de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi desenvolvido e aplicado em um colégio estadual da região de Curitiba, com alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância da química em uma situação de sobrevivência e como ela faz diferença no cotidiano dos estudantes. Dessa maneira, buscando aproximar o aluno da ciência e facilitando a visualização da química no dia a dia, foi preciso que os alunos envolvidos utilizassem os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula em um jogo de tabuleiro gigante, onde os estudantes eram as peças, fugindo do jogo de tabuleiro tradicional, com a simulação de um apocalipse zumbi, abordando experimentos de produção de energia e filtração de água, por exemplo. Os estudantes deveriam realizar as atividades propostas em cada casa do tabuleiro para poder prosseguir, sendo a realização de um experimento, recolhimento de materiais ou alimentos e responder à perguntas sobre conceitos de química. As turmas, que foram divididas em grupos, se mostraram dedicadas em realizar as atividades e tiveram um bom desempenho na experimentação. Conclui-se que a proposta pode ser muito bem empregada para alunos do ensino médio, com algumas alterações para facilitar a aplicação dependendo do ambiente utilizado. Defende-se a grande importância de aplicar atividades lúdicas para os estudantes de nível médio que facilitem a compreensão de conceitos químicos e ajudem a desenvolver o pensamento científico dos estudantes.