Aulas de campo no currículo da Geografia: uma abordagem crítica
Resumo
Bruno Gaio Fischer, Geografia, UFPR, brunogf16@gmail.comEmanuele Caroline de Oliveira, Geografia, UFPR, manucaroliveira95@gmail.com João Pedro Santos de Novaes Fernandes, Geografia,UFPR, jpsnfernandes@gmail.comMariana Pires Ribeiro, Geografia, UFPR, marianapiresribeiro1@gmail.comDalvani Fernandes, professor de Geografia, IFPR, dalvani.fernandes@ifpr.edu.brMarcos Torres, coordenador do Pibid Geografia, UFPR, marcostorres.geo@gmail.comResumoO presente artigo elucida o trato do conceito de 'espaço rural' e suas ramificações em aulas de campo da disciplina de Geografia. Apresenta seleção de algumas sugestões de locais para a realização de atividades práticas em espaço rural num raio de 200 km de Curitiba; a escolha de tais locais que são: assentamento, acampamento e pré-assentamento do MST podem ser justificados pela demanda observada em sala de aula durante atividade do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que percebeu certa visão romantizada dos alunos acerca do espaço rural e se sentiu desprovido de debates práticos sobre espaço e território no rural, modelos de desenvolvimento do campo, modo de produção e conflitos agrários. Com referencial teórico da Geografia e da Educação com enfoque emancipatório e crítico, são evocadas normas que exigem e norteiam essa prática, além de apresentar uma contextualização e informações relevantes sobre os sítios. Também tratamos sobre a nossa tentativa de realizar uma aula de campo com turmas do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná- campus Curitiba. O material se destina a professores da rede pública e a estudantes do ensino médio, principalmente alunos do segundo ano do Ensino Médio.