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    RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

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    Data
    2019-10-12
    Autor
    Andréa Rabelo Marcelino
    FRANCINE LUNARDE CALEGARI
    VANESSA MEDEIROS DA SILVA
    Metadata
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    Resumo
    A Residência Pedagógica está ocorrendo nas instituições que pudessem propor projetos cuja à natureza pedagógica estivesse bem apresentada e estruturada. A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC adquiriu com o Projeto Institucional de Residência Pedagógica, com o tema: “Cartografias da e na formação docente”, aprovado no Edital CAPES nº 06/2018. O programa tem como objetivo aperfeiçoar a formação e relação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura sobre o ambiente escolar e sua qualificação como futuro professor. Por meio do desenvolvimento de projetos de incentivo, fortalecendo o campo da prática pedagógica. A equipe do subprojeto geografia é formada por oito acadêmicos da 6 fase e 7 fases. As realizações de atividades propostas nos anos de 2018/2000, se dividiram no primeiro momento com observações, e posteriormente regência de classe tendo como público alvo turmas do fundamental II da rede municipal de ensino de Criciúma- SC. A aplicação dos conteúdos, metodologias, atividades lúdicas estão sendo realizadas durante o ano de 2019. Como resultado preliminar foi realizada uma avaliação com os educandos participantes do projeto, tendo como objetivo de que ocorra uma análise da postura e melhora no fazer docente dos residentes. A realização da avaliação se deu se em forma de questionário, nas três turmas de 6º e dois 7º anos da escola, totalizando 114 alunos. O questionário continha o total de 10 questões, que foi confeccionado na presença de todos os residentes, a professora preceptora e a coordenadora da equipe. Continha questões objetivas e múltipla escolha, que se relacionava com a regência dos residentes e suas metodologias aplicadas. Foi deixado aberto um espaço de sugestões de metodologias que os residentes aplicassem em sala de aula, como forma de futuramente auxiliar na melhoria da metodologia, prática pedagógica e didática da regência. A primeiro momento, os resultados obtidos através do questionário aplicado foram de êxito positivo, mas de suma importância para a auto avaliação das práticas pedagógicas dos residentes participantes do programa de Residência Pedagógica. Conclui-se que a oportunidade da participação dos acadêmicos no Programa do Residência Pedagógica, está desde o início provocando grandes mudanças positivas no âmbito escolar e profissional dos acadêmicos envolvidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91441
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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