A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Data
2019-10-08Autor
Isabela Schmidt Penteado
Hellen da Silva
Patricia Vosgrau de Freitas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como temática: Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da inserção no contexto escolar, tornou-se possível observar duas professoras em exercício e identificamos que ambas efetivam práticas de aquisição de leitura e escrita em uma perspectiva de alfabetização e letramento e, visto que, alfabetizar e letrar são processos complexos, questionamos: O PIBID a partir da temática alfabetização e letramento se faz importante para a formação inicial das acadêmicas do curso de Pedagogia? Para tanto, abordamos esta temática, pois, reconhecemos a complexidade que envolve o processo de alfabetizar e letrar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, as acadêmicas saem dos cursos de formação de professores sentindo-se receosas para exercer tal função. Por meio deste estudo temos o objetivo de analisar a importância de um programa que propicia inserções em práticas alfabetizadoras, a fim de contribuir para a formação inicial das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o desenvolvimento deste programa foram realizadas observações e intervenções, as quais foram registradas no diário de diário de bordo, compreendendo-o como um instrumento de observação e reflexão sobre a prática profissional. E para a realização das intervenções foram organizados planejamentos, nos quais as professoras e coordenadora pedagógica contribuíram com determinadas sugestões. Contudo, a partir do desenvolvimento deste estudo, tornou-se perceptível a importância do PIBID para a formação inicial docente, compreendendo-o como uma iniciativa que busca propiciar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a aproximação com contexto escolar, de forma que a temática de alfabetização e letramento no PIBID, tem oferecido suporte para superar as fragilidades dos cursos de graduação, no que se refere à formação do professor alfabetizador, proporcionando a inserção nas práticas alfabetizadoras desenvolvidas na escola, em um movimento reflexivo, articulando as teorias advindas da universidade e as demandas da escola.