• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Isabela Schmidt Penteado
    Hellen da Silva
    Patricia Vosgrau de Freitas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como temática: Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da inserção no contexto escolar, tornou-se possível observar duas professoras em exercício e identificamos que ambas efetivam práticas de aquisição de leitura e escrita em uma perspectiva de alfabetização e letramento e, visto que, alfabetizar e letrar são processos complexos, questionamos: O PIBID a partir da temática alfabetização e letramento se faz importante para a formação inicial das acadêmicas do curso de Pedagogia? Para tanto, abordamos esta temática, pois, reconhecemos a complexidade que envolve o processo de alfabetizar e letrar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, as acadêmicas saem dos cursos de formação de professores sentindo-se receosas para exercer tal função. Por meio deste estudo temos o objetivo de analisar a importância de um programa que propicia inserções em práticas alfabetizadoras, a fim de contribuir para a formação inicial das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o desenvolvimento deste programa foram realizadas observações e intervenções, as quais foram registradas no diário de diário de bordo, compreendendo-o como um instrumento de observação e reflexão sobre a prática profissional. E para a realização das intervenções foram organizados planejamentos, nos quais as professoras e coordenadora pedagógica contribuíram com determinadas sugestões. Contudo, a partir do desenvolvimento deste estudo, tornou-se perceptível a importância do PIBID para a formação inicial docente, compreendendo-o como uma iniciativa que busca propiciar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a aproximação com contexto escolar, de forma que a temática de alfabetização e letramento no PIBID, tem oferecido suporte para superar as fragilidades dos cursos de graduação, no que se refere à formação do professor alfabetizador, proporcionando a inserção nas práticas alfabetizadoras desenvolvidas na escola, em um movimento reflexivo, articulando as teorias advindas da universidade e as demandas da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91428
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV