• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Nathalia Neufeld
    Claudete Lima Martins
    Claudete Lima Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Portanto, este trabalho apresenta as experiências da autora que atuou como monitora no componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola - OTPE, oferecido aos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé. . Busca-se promover a reflexão a respeito da relevância e contribuições do projeto de monitoria, para a formação docente dos alunos que participam do componente curricular. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo e perspectiva exploratória., A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas dissertativas, e pela realização de observações durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do Curso de Licenciatura em Música, que cursam a componente curricular onde a monitora autora no período de maio a julho de 2019. A partir da análise do conteúdo dos dados obtidos por meio dos questionários verificou-se que a experiência com a prática docente oportunizou a estudante monitora o aprofundamento teórico e prático a respeito da docência e, em especial conhecimentos sobre: como lidar com os alunos, como corrigir trabalhos e como auxiliar os alunos na organização dos estudos e trabalhos. Noutra perspectiva, os estudantes que são sujeitos da pesquisa, afirmaram que a monitoria foi de grande auxílio, principalmente no que se refere à realização das atividades teórico-práticas propostas na componente.Portanto, concluímos que o Projeto de Monitoria contribuiu tanto para a qualificação da formação acadêmico-profissional da estudante que atuou como monitora, quanto e, principalmente, dos estudantes licenciandos que dele participaram.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91468
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV