UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data
2019-10-10Autor
Eduarda da Silva Lopes
Angélica Tomé Martins
Roque Da Costa Güllich
Rosângela Matos Uhmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A temática da Educação Ambiental (EA) constitui um campo complexo, pois necessita ser trabalhada de forma transversal sendo elencada nas diferentes áreas de saber. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica teve por objetivo analisar nos trabalhos completos do evento Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA), as práticas educativas de EA na Educação Básica em relação às concepções de EA, compreendendo os anos de 2011 e 2012. Primeiramente foi realizada a busca nos trabalhos com o descritor: Práticas educativas, encontrando-se um total de 137 trabalhos. E 19 foram selecionados, analisados e catalogados em três categorias, a saber: conservadora, ecologia social e a ecologia política. Portanto, a EA precisa ser entendida como uma ação para contribuir na formação de indivíduos sensibilizados com a problemática ambiental, pois há muita exploração dos recursos naturais, fazendo-se ampla discussão sobre a EA nos diversos âmbitos da Educação Básica, visando à construção de conhecimento sobre o ambiente de forma responsável individual e coletivamente.