PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Data
2019-10-07Autor
Cassiano Mignoni
Everton Bandeira Martins
Eliriane Tonatto dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O jogo didático é uma maneira de estimular o desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes como apontam Piaget e Vygotsky e a extensa literatura sobre desenvolvimento cognitivo, além de ser uma ferramenta que possibilita uma interação maior entre os discentes e desenvolvimento de suas autonomias. Desta maneira buscou-se elaborar um jogo lúdico destinado ao aprimoramento do aprendizado e ensino de História, também reforçando os pressupostos de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): formar cidadãos autônomos e cientes do seu papel como sujeitos em seu tempo histórico. Com base nas pesquisas científicas e do Programa Residência Pedagógica, os autores buscaram novas opções de transmitir conhecimento e através do brincar é que se aprende também, portanto buscou-se elaborar um jogo didático em que pudesse auxiliar na aquisição do conhecimento histórico e do desenvolvimento das habilidades cognitivas. O jogo lúdico foi construído no formato de tabuleiro pelos autores, cujos denominaram: “A Independência”. E conta com questões diversas que compreendem os temas de cultura, cidadania e independência sob o plano histórico da Independência do Brasil destinado para o Ensino Fundamental e Médio. O jogo é organizado em um tabuleiro e possui regras determinadas para as ações, sendo possível dividir em cinco grupos e o seu funcionamento se caracteriza através de respostas das “cartas perguntas” que condicionaram o número de “casas” para avançar ou retroceder no tabuleiro. Através das perguntas que se encontram nas cartas, os jogadores poderão refletir e adquirir conhecimento histórico e ganhos cognitivos. Como prática pedagógica, o jogo didático mostrou-se como uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, além de possibilitar novas metodologias para o aprendizado de História. A construção e sua aplicação pelos autores demonstrou-se como uma das alternativas aos modelos tradicionais de ensino, sendo efetivo para a aquisição do conhecimento histórico durante atividades lúdicas, como a desenvolvida pelos autores.