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    O CASO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE LÍNGUAS ADICIONAIS – ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, CAMPUS BAGÉ

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    Data
    2019-10-09
    Autor
    Eduardo de Oliveira Dutra
    Metadata
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    Resumo
    Neste estudo, contextualizamos o Núcleo 1 – Língua Espanhola, do Subprojeto Multidisciplinar, que está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Rio Grande do Sul. Além disso, apresentamos a metodologia de intervenção pedagógica adotada no Núcleo referido com a intenção de refletirmos sobre a formação inicial dos discentes participantes do PIBID, que está baseada, simultaneamente, no ensino e na pesquisa. Inicialmente, tratamos do Núcleo de Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas, a partir de três eixos: composição e extensão, organização e ações. Posteriormente, trazemos à tona questões relacionadas à pesquisa-ação (THIOLLENT, 1987, 2011) e apresentamos nossa proposta de estrutura de intervenção pedagógica, a qual pode ser caracterizada metodologicamente como mista, visto que abrange aspectos de metodologia de pesquisa e de intervenção. Por último, aplicamos questionário sobre a percepção dos pibidianos, a respeito da estrutura da intervenção pedagógica adotada, tendo em vista facilidades, dificuldades e benefícios momentâneos e futuros para a sua formação inicial. Os resultados, no início do processo de apropriação da estrutura da intervenção pedagógica, por parte dos pibidianos, apontaram dificuldades terminológicas, conceituais. Também houve evidências de dificuldades na elaboração de materiais a partir dos objetivos constituitvos da intervenção pedagógica. Contudo, eles assinalaram que, através das formações teórico-práticas e do trabalho colaborativo com o seu par e a professora supervisora, puderam desenvolver propostas coerentes com os seus propósitos estabelecidos para o ensino do espanhol no contexto escolar. Acrescido a isso, os pibidianos indicaram benefícios da capacidade de reflexão sobre os efeitos da intervenção pedagógica, o que resultou em ressignificações metodológicas. Concluímos que o PIBID permite ações destinadas à formação inicial e à formação continuada, respectivamente, de licenciandos e de professores em serviço, de modo que práticas pedagógicas possam ser iniciadas e outras revistas. A estrutura de intervenção pedagógica parece ter possibilitado a instrumentalização dos pibidianos, tanto de cunho pedagógico quanto de carárter investigativo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91476
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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