• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGISTRO NO PIBID: VIVENCIANDO A PRÁXIS EDUCATIVA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-09
    Autor
    Iara Francio
    Sarah Souza Mazetto
    Thais Amann
    Caroline Machado Cortelini Conceição
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este artigo apresenta as experiências e atividades desenvolvidas nos últimos meses até o presente momento, pelas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma instituição de educação infantil localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR, que gradualmente vem introduzindo em sua prática educacional a pedagogia Montessoriana e seus métodos. Orientadas pelas duas professoras regentes da turma que atuamos, nossas atividades na instituição se pautam em realizar o planejamento de uma atividade pedagógica que é aplicada com as crianças uma vez por mês e a partir das observações em sala, fazer registros em diário de bordo e no caderno de registros sobre as crianças. Na universidade, são feitos estudos de textos direcionados para o método Montessori e do planejamento na área da educação infantil. Por meio das experiências vividas no programa, como a realização de atividades e observações em sala, foi possível criar uma ponte com as autoras Maria Montessori (1965), Luciana Esmeralda Ostetto (2008) e Marita Martins Redin (2017) e fazer reflexões e discussões teóricas acerca do ato de planejar, observar e registrar para a significação da prática pedagógica no trabalho com crianças pequenas, destacar as contribuições que essas experiências e estudos trazem para nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, enquanto graduandas do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e abordar que o ato de documentar a prática docente e elaborar planejamentos comprometidos com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, precisam estar presentes no cotidiano educacional. Ao escrevermos o relato de experiência, anexamos o modelo de planejamento e dos registros utilizados por nós pibidianas na instituição, para assim explanar como eles são realizados e aplicados. Por meio desta escrita, compreendeu-se que ser participantes do PIBID tem sido de suma importância para a nossa formação, tendo em vista que o programa nos proporciona uma experiência rica e embasamento teórico e prático para a docência, e também por nos fazer refletir e ressignificar a concepção de planejar, observar e registrar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91470
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV