• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    PIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas...

    Thumbnail
    Data
    2019-10-14
    Autor
    Higor Luan Santos Camargo
    Caio Breder Souza
    Tainá Cardozo Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem suas atividades práticas em parceria com as instituições: Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, Colégio Estadual Dr. Cassiano do Nascimento e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. O Programa faz com que o graduando tenha acesso à realidade das práticas da docência, como metodologias de ensino e principalmente uma melhor linguagem e comunicação com os discentes. Além disso, o Programa possibilita a experiência e o aperfeiçoamento do acadêmico como futuro docente, e também a identificação de problemas no processo de aprendizagem. O PIBID tem como objetivo promover a integração entre bolsistas, supervisores e alunos das escolas parceiras, na construção de um Projeto que esteja adequado à realidade escolar, planejando atividades factíveis e capazes de oportunizar experiências construtivas para todos os envolvidos. Desta forma, os graduandos devem planejar as atividades a serem desenvolvidas pelo núcleo de Filosofia e Sociologia do PIBID/UFPel. Observa-se que no cenário atual, com a era digital, há a necessidade de uma educação interdisciplinar, fazendo uso de novas tecnologias (celulares, tablet) com metodologias ativas, mais dinâmicas. Portanto, é possível observar, que o cenário escolar está cada vez mais inovador, sobretudo, há uma nova ótica no método de ensino, caminhos mais atrativos para envolver os alunos, construir um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmica, através de metodologias que dialogam com a realidade dos sujeitos. Por fim, os resultados alcançados demonstram ser possível construir uma nova história da educação pública brasileira, onde ensinar e aprender transbordam os livros didáticos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91481
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV