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    SUBPROJETO DE LETRAS NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE LÍNGUA ESRANGEIRA: A IMPORTANCIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS DA CIDADE DE CHAPECÓ

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Bruna Schaefer
    Metadata
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    Resumo
    A cidade de Chapecó se localiza na região oeste do estado de Santa Catarina, e é um importante centro urbano próximo da fronteira com Argentina. A proximidade física entre essas regiões é muito grande e visível, porém isso não ocorre em relação ao conhecimento de língua espanhola por estudantes Chapecoenses. Nessa cidade, o ensino de espanhol praticamente não existe nas escolas públicas, situação que limita o contato dos alunos em geral com a língua e os demais aspectos culturais de países hispanos falantes. Poucas escolas públicas oferecem essa disciplina, prevalecendo o ensino de inglês como língua estrangeira. Diante disso, um subprojeto do programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES e executado na Universidade Federal da Fronteira Sul, está desenvolvendo diferentes oficinas com o objetivo de ensinar a língua espanhola e seus aspectos culturais para os estudantes da rede pública. O subprojeto é constituído por professores e estudantes do curso de Letras da UFFS, e professores de unidades básicas de ensino, que juntos organizam atividades e projetos que devem ser desenvolvidos nessas escolas pelos residentes vinculados ao programa, contribuindo com as unidades escolares e com as práticas de estágio dos acadêmicos. As oficinas são muito importantes para a cidade de Chapecó de um modo geral, sendo que estão cumprindo (mesmo que em pequena escala) com as necessidades básicas de ensino de língua espanhola nessa região, diminuindo a distância cultural entre estes dois países: Brasil e Argentina, tão próximos e, ao mesmo tempo, distantes. O objetivo principal do presente estudo é compreender o impacto de ensino e aprendizagem de língua espanhola e seus aspectos culturais em Chapecó, e, para isso, serão apresentadas as práticas de ensino vivenciadas nas oficinas mencionadas, construindo uma conexão entre a teoria e a prática do ensino de língua espanhola em espaços limítrofes às regiões hispano falantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91477
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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