• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NA METODOLOGIA DE MARIA MONTESSORI

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Maria Kisel Araujo
    Marina da Luz
    Iliane Baifus
    Elizabete de Moura
    Caroline Conceição
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo faz parte de um projeto realizado pelo PIBID, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na cidade de Francisco Beltrão PR, o qual adotou a pedagogia desenvolvida por Maria Montessori, conhecida como pedagogia Montessoriana. no entanto, o mesmo encontra-se em adaptação curricular e organização da rotina, os planejamentos são adaptados as atividades deste método, pois o CMEI segue a proposta da prefeitura de temas e planejamentos conforme currículo da BNCC. A pedagogia Montessoriana tem como foco principal a autonomia da criança que com sua curiosidade natural, explora e da mais abertura a sua necessidade de aprender, se estiver um ambiente adequado e estimulante a sua disposição. Para complementar a linha pedagógica do método Maria Montessori desenvolveu seu próprio material didático. Este tem a função de ajudar a criança no seu processo de aprendizagem, partindo de uma situação concreta ate a completa abstração do que foi aprendido. No CMEI, as pibidianas acompanham semanalmente as atividades desenvolvidas pelas professoras e observam/auxiliam na rotina das crianças. Dentre as tarefas também está o acompanhamento da turma na sala de atividades Montessoriana, e uma vez ao mês aplicam atividades anteriormente planejadas com o auxílio das supervisoras e da professora orientadora da UNIOESTE. Quinzenalmente é realizada uma reunião com todas as alunas participantes e a professora orientadora, onde é feito estudos sobre o método Montessori, orientação de planejamentos e registros e outras atividades. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar algumas atividades realizadas no CMEI e demonstrar a contribuição da proposta Montessoriana de trabalho, bem como o material didático que foi desenvolvido para complementar a sua linha pedagógica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91464
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV