AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NA METODOLOGIA DE MARIA MONTESSORI
Data
2019-10-08Autor
Maria Kisel Araujo
Marina da Luz
Iliane Baifus
Elizabete de Moura
Caroline Conceição
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo faz parte de um projeto realizado pelo PIBID, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na cidade de Francisco Beltrão PR, o qual adotou a pedagogia desenvolvida por Maria Montessori, conhecida como pedagogia Montessoriana. no entanto, o mesmo encontra-se em adaptação curricular e organização da rotina, os planejamentos são adaptados as atividades deste método, pois o CMEI segue a proposta da prefeitura de temas e planejamentos conforme currículo da BNCC. A pedagogia Montessoriana tem como foco principal a autonomia da criança que com sua curiosidade natural, explora e da mais abertura a sua necessidade de aprender, se estiver um ambiente adequado e estimulante a sua disposição. Para complementar a linha pedagógica do método Maria Montessori desenvolveu seu próprio material didático. Este tem a função de ajudar a criança no seu processo de aprendizagem, partindo de uma situação concreta ate a completa abstração do que foi aprendido. No CMEI, as pibidianas acompanham semanalmente as atividades desenvolvidas pelas professoras e observam/auxiliam na rotina das crianças. Dentre as tarefas também está o acompanhamento da turma na sala de atividades Montessoriana, e uma vez ao mês aplicam atividades anteriormente planejadas com o auxílio das supervisoras e da professora orientadora da UNIOESTE. Quinzenalmente é realizada uma reunião com todas as alunas participantes e a professora orientadora, onde é feito estudos sobre o método Montessori, orientação de planejamentos e registros e outras atividades. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar algumas atividades realizadas no CMEI e demonstrar a contribuição da proposta Montessoriana de trabalho, bem como o material didático que foi desenvolvido para complementar a sua linha pedagógica.