• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A atuação do PIBID no contexto escolar

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Clariana dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A atuação do PIBID no contexto escolarIntrodução: O trabalho consiste em atividades aplicadas por pibidianos, em uma escola de região periférica de Bagé- RS, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio regular, que tem como principal objetivo, auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, para isto foram realizadas observações por parte dos pibidianos nas turmas a serem aplicadas o trabalho com o propósito de preparar as intervenções com as turmas e analisar o conhecimento prévio dos alunos.Metodologia: Fazendo o uso de aulas expositivas e dialogadas, foram aplicadas listas de exercícios no Ensino de Jovens e Adultos e atividades adaptadas para uma aluna com deficiência mental no Ensino Médio regular, sempre atendendo às dificuldades de cada aluno e propondo sempre desafiar os alunos de modo em que os mesmos procurem as respostas e se interessem pelo assunto. As listas de Exercícios para os alunos do EJA, são planejadas de acordo com o conteúdo que os alunos estão estudando com o intuito de ter uma abordagem diferente da professora titular da turma, esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos e explorar o conteúdo ao máximo. Com a aluna do Ensino Médio Regular, foram feitas também atividades conforme conteúdo da turma, porém elas são adaptadas devido a deficiência da aluna para que a mesma consiga assimilar, considerando o atraso mental da aluna.Resultados: Os resultados foram obtidos através das observações dos pibidianos nas turmas trabalhadas. A aluna com deficiência, no começo assimilou bem melhor ao conteúdo com atividades lúdicas aplicadas com ela, porém nas últimas aulas os pibidianos notaram que a mesma já não estava mais conseguindo acompanhar o raciocínio. As próximas intervenções estão sendo planejadas para que a mesma consiga voltar a compreender e assimilar o que é explicado à ela. Os alunos do EJA, interagem sempre muito bem as intervenções propostas e conseguem sempre assimilar o conteúdo abordado, também procuram ajuda em outros momentos com os pibidianos mostrando muito interessados.Discussão: Os resultados observados, apontam que os alunos gostam e usufruem bem da presença e intervenção dos pibidianos na escola, com isso os mesmos se motivam a realizar as intervenções e sempre estão disponíveis a auxiliar os alunos em momentos de dúvidas.Conclusão: Conclui-se que as atuações em sala de aula são muito satisfatórias, pois o objetivo é suprido nas intervenções, fazendo assim perceber-se a importância para os alunos e para nós pibidianos do que é realizado em sala de aula. Perceber que tornamos o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e facilitamos o mesmo é imensa alegria para todos os pibidianos. Referências:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/intervencoes-pedagogicas-em-dificuldades-de-aprendizagem/18367http://www.cap.uerj.br/site/images/stories/noticias/5-cruz.pdf
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91530
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV