RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPÊRIECIA COM AS TURMAS 7º ANOS
Data
2019-10-08Autor
Andréa Rabelo Marcelino
MÁRCIA CANEGOSKI
ANA CAROLINA CARDOSO DA SILVA
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo que ora se apresenta, em forma de um relato de experiência, trata-se da atuação dos residentes de Geografia Licenciatura que vem sendo desenvolvido no programa do Residência Pedagógica, que é articulado aos demais programas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior). O programa Residência Pedagógica, é um programa que tem como objetivo, aproximar os acadêmicos de licenciatura com o ambiente escolar. Assim, possibilita que os mesmos consigam aperfeiçoar as suas metodologias pedagógicas, auxiliando na aplicação de diferentes processos pedagógicos, que são estudados em sala de aula (teoria), no âmbito universitário podendo capacitar e adequar o licenciado de acordo com a Base Comum Curricular (BNCC). Segundo Passini (2007, p. 29). “ O estágio supervisionado tem um papel fundamental na formação do futuro professor. É o estágio tanto de observação e participação, como de regência, que possibilita ao aluno a vivência das relações no cotidiano escolar, adquirindo informações e habilidades para formar o novo profissional.” O programa ocorre na Escola de Educação Municipal Jorge da Cunha Carneiro, que se localiza no bairro Próspera em Criciúma/SC. O grupo é composto por 8 integrantes, dividido em dois subgrupos de 4 pessoas, que atuam em turmas e dias diferentes. As regências ocorrem nas quartas e quintas-feiras, com a participação dos residentes juntamente com a professora preceptora do projeto. O primeiro contato que os residentes tiveram com o ambiente escolar foi de observação das aulas da preceptora. A partir dessas observações, foi possível elaborar um diagnóstico cartográfico do ambiente físico escolar, logo possibilitou um maior conhecimento do espaço escolar. Essas ações ocorreram no segundo semestre de 2018. As estruturações dessas primeiras ações foram elaboradas em reuniões que ocorrem todas as segundas-feiras das 18h às 21h no espaço do Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos, sala 005 do Bloco L da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. A partir deste diagnóstico, foi possível iniciar a construção dos planejamentos de aula para as futuras regências dos residentes, que ocorre a partir do primeiro semestre letivo de 2019-01. Já neste primeiro semestre de 2019, foi dado início a regência escolar com participação dos residentes e a preceptora do projeto. A atuação desse subgrupo é direcionada às turmas de 7º anos com a utilização de diferentes metodologias, tais como aulas expositivas e dialogadas, entrevistas, construções de charges e fanzines, tendo como finalidade aguçar a curiosidade dos educandos para o ensino de Geografia. Segundo Selbach (2014), a principal razão pela qual devemos ensinar Geografia é: “[...] Por ser uma ciência de paisagens e despertar a visão interligada entre o homem e seu mundo, a Geografia é um instrumento formidável para que possamos nos conhecer e nos compreender melhor [...]”.