DO PREVISTO AO EXERCIDO: A REALIDADE DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM ALUNOS INCLUÍDOS
Data
2019-10-08Autor
Ediane Zatta
Camila Retka
Rosana Cristina Leme
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O problema vinculado a inclusão de alunos com algum tipo de diferença intelectual e/ou física é objeto de preocupação de muitos professores e pesquisadores no Brasil. O presente artigo faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, e tem o objetivo apresentar a experiência de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Francisco Beltrão e Renascença, frente às dificuldades cotidianas existentes no contexto de inclusão dos alunos. O artigo está formatado em duas etapas. A primeira constituída pela revisão bibliográfica sobre a questão da inclusão escolar, para a qual foram selecionadas as obras de Anna Maria Lunardi Padilha (2014), Mantoan (2003) e Miranda & Galvão Filho (2012) e, a segunda etapa do artigo é construído a partir do relato de onze professores a respeito do tema. Verificamos por meio das discussões teóricas e o relato de experiências dos professores que o processo de inclusão é muito complexo e envolve a consideração de múltiplos fatores, tais como políticas de formação direcionada à diferentes necessidades de aprendizado; infraestrutura das escolas; fornecimento de materiais adaptados às demandas de cada educando, dentre outros aspectos. Em detrimento de avanços realizados nos ambientes educativos propiciados pelo reconhecimento e valorização desta questão, ainda resta longo caminho a trilhar. Esperamos que a discussão ensejada por este trabalho possa contribuir para a ratificação da importância da formação e valorização do professor inserido na rede pública de ensino.