• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    DO PREVISTO AO EXERCIDO: A REALIDADE DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM ALUNOS INCLUÍDOS

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Ediane Zatta
    Camila Retka
    Rosana Cristina Leme
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O problema vinculado a inclusão de alunos com algum tipo de diferença intelectual e/ou física é objeto de preocupação de muitos professores e pesquisadores no Brasil. O presente artigo faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, e tem o objetivo apresentar a experiência de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Francisco Beltrão e Renascença, frente às dificuldades cotidianas existentes no contexto de inclusão dos alunos. O artigo está formatado em duas etapas. A primeira constituída pela revisão bibliográfica sobre a questão da inclusão escolar, para a qual foram selecionadas as obras de Anna Maria Lunardi Padilha (2014), Mantoan (2003) e Miranda & Galvão Filho (2012) e, a segunda etapa do artigo é construído a partir do relato de onze professores a respeito do tema. Verificamos por meio das discussões teóricas e o relato de experiências dos professores que o processo de inclusão é muito complexo e envolve a consideração de múltiplos fatores, tais como políticas de formação direcionada à diferentes necessidades de aprendizado; infraestrutura das escolas; fornecimento de materiais adaptados às demandas de cada educando, dentre outros aspectos. Em detrimento de avanços realizados nos ambientes educativos propiciados pelo reconhecimento e valorização desta questão, ainda resta longo caminho a trilhar. Esperamos que a discussão ensejada por este trabalho possa contribuir para a ratificação da importância da formação e valorização do professor inserido na rede pública de ensino.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91537
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV