FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PERSPECTIVA PARA A ALFABETIZAÇÃO
Data
2019-10-09Autor
GABRIELE ANDRADE
JAQUELINE VASELIK
HEVELINE MAGALHÃES
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para a relação desse estudo, teve como premissa as observações nas escolas orientadas para observação, pelo Programa de Residência Pedagógica, que integram a Política Nacional de Formação de Professores, dos alunos que estão na metade dos cursos de licenciatura, através de estágios com o objetivo de fazer a imersão do licenciando na escola de educação básica (CAPES, 2018). Como método, utilizamos das observações, como cita Lakatos e Marconi (2005) que é uma fonte rica para a construção a fim de comprová-las e explica-las, que trouxe a reflexão da preocupação com a formação continuada do professor. De acordo com o Art. 24, inciso I da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, compete ao professor à carga horária mínima de 800 horas para o ensino fundamental, o que na prática é um curto tempo, quando se trata da alfabetização, visto que, a Meta 5 do PNE, da Lei nº 13.005/2014, visa a promoção e estímulo as formações iniciais e contínuas de professores (as) para a alfabetização de crianças. Pois implica diretamente na função social da escola, que é como cita Martins (2015, p. 21), a socialização do saber historicamente produzido e essa função não acontece no âmbito cotidiano. O desafio da formação docente perpassa pelos embasamentos teóricos e científicos, tais como, o estudo de manuais, metodologias, análise de currículos e projetos políticos pedagógicos, e por desafios obtidos pelas vivências experimentadas pelos licenciandos. A preocupação com o acompanhamento formativo destes docentes, tornasse primordial para o desenvolvimento de profissionais que estarão mais preparados para serem mediadores de seus alunos para sociedade. A partir desta perspectiva, nos momentos resididos na sala de aula expuseram questões relacionadas à apropriação dos conhecimentos por partes dos estudantes do ensino fundamental I ao ser trabalhado a alfabetização dos mesmos. Analisando a metodologia utilizada pelo professor no processo. Devido a carga horária atual ser limitada para o alcance individual de cada aluno e acompanhamento específico das dificuldades, para a concretização da alfabetização e da aprendizagem dos alunos, o professor que investe na sua formação, como cita Gadotti (2000), precisa estar aliado, como parte integrante dos sistemas de ensino, assim, é possível compreender melhor seus alunos e consegue construir dentro do objetivo pedagógico, novos saberes e estratégias, e para que ocorra como cita Saviani (2008, p. 16) necessita de o Estado prover professores com formação de longa duração, compatíveis com seu alto valor social.