• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    PAULO DE BARROS
    CARLA SENGER
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Os espaços escolares podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos a medida que se tornem mais educativos. Nessa perspectiva, esse projeto estudou e modificou os espaços de uma escola municipal com o intuito de torna-lo educativo e interativo. O projeto foi desenvolvido na escola Bento Munhoz da Rocha de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu os acadêmicos participantes do PIBID – Educação Física (2018-2019) da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para realizar o estudo sobre os espaços escolares, o grupo de pibidianos fez visitas à escola e observou os recreios escolares, identificando o uso da estrutura e do ambiente pelos alunos durante o tempo livre. Após o levantamento e mapeamento dos espaços, o grupo discutiu em conjunto sobre as possibilidades que a estrutura oferecia e elaborou um projeto de modificações. As principais mudanças consistiram em pinturas de jogos nas calçadas, paredes e mesas das escolas e a criação de espaços de escaladas. Antes das alterações as crianças passavam o recreio correndo brincado de pega pega o que não era um problema, porque estavam interagindo entre os colegas, alguns ficavam sentados e outros passavam esse tempo lendo alguns livros que estão disponíveis para a leitura em uma prateleira, mas alguns alunos atiravam pedras uns nos outros, ocasionando problemas entre os alunos, como brigas e muitos destes muitas vezes se machucavam.Com as pinturas no ambiente foi possível perceber uma vivência significativa nos espaços alterados, contribuindo muito na formação integral do aluno, a linguagem utilizada nas pinturas, foram construídas com um caráter multidisciplinar, tentando alinhar o movimento intuitivo para desenvolvimento de habilidades motoras com a linguagem matemática, de língua portuguesa e das artes, já que a escola trabalhada com a educação infantil. Tais estratégias tanto refletiram em uma rotina de movimentos, e adaptação de acordo com a criatividade de cada criança, estimulando a saúde corporal. Esse processo, que convida as crianças a se alinharem a umestilo de vida ligado ao movimento e a aprendizagem construtivista.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91531
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV