“CORREDOR DA MORTE”: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL OU INTEGRADO
Resumo
A perspectiva das metodologias ativas é a de aprender fazendo, já que o estudante fica mais próximo da prática. Este estudo teve como objetivo criar a possibilidade de uma nova ferramenta didática para aulas de biologia no ensino médio normal ou integrado, a qual foi intitulada de “Corredor da Morte”. Esse trabalho teve auxílio dos bolsistas do Programa Institucional de bolsas para iniciação à docência (PIBID), do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. A atividade foi desenvolvida para se trabalhar um determinado conteúdo do terceiro ano: “Os seres vivos”. O ensino de Ciências e Biologia precisa ser algo significativo, por isso a escolha de uma metodologia ativa, onde os próprios docentes puderam confeccionar o seu material didático e posteriormente apresenta-lo, tornando o ensino mais eficaz e significativo consequentemente. Após os alunos estudarem as classificações existentes, coube-lhes a tarefa de pesquisar sobre os animais extintos e os que estão correndo o risco de extinção. Em seguida, cada grupo escolheu alguns animais (extintos ou em risco de extinção) e fizeram pôsteres com informações sobre cada animal escolhido. Ao final, todos os pôsteres foram apresentados dentro do “corredor”, importante ressaltar que ao final do “corredor” era possível descobrir o principal agente causador de todos estes extermínios e ameaças de animais. Outros estudantes do campus, bem como os servidores, puderam vivenciar a experiência de passar pelo corredor da morte. Atividades como essas trazem aos alunos uma visão formadora, no sentido de criar cidadãos conscientes de seus papéis tanto na realidade social quanto na ecológica. Além disso, toda a comunidade acadêmica teve a oportunidade de vivenciar a experiência de se tornar o “ eu ” transformador do meio, e também de perceber como nossas ações têm sido prejudiciais aos outros seres vivos do planeta. Essa experiência pode ser fundamental para promover a consciência ambiental e a sensibilização ambiental necessária para efetivar as mudanças de atitude em relação ao meio em que vivemos.