• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    “CORREDOR DA MORTE”: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL OU INTEGRADO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Ana Paula Valim
    Renato Teixeira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A perspectiva das metodologias ativas é a de aprender fazendo, já que o estudante fica mais próximo da prática. Este estudo teve como objetivo criar a possibilidade de uma nova ferramenta didática para aulas de biologia no ensino médio normal ou integrado, a qual foi intitulada de “Corredor da Morte”. Esse trabalho teve auxílio dos bolsistas do Programa Institucional de bolsas para iniciação à docência (PIBID), do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. A atividade foi desenvolvida para se trabalhar um determinado conteúdo do terceiro ano: “Os seres vivos”. O ensino de Ciências e Biologia precisa ser algo significativo, por isso a escolha de uma metodologia ativa, onde os próprios docentes puderam confeccionar o seu material didático e posteriormente apresenta-lo, tornando o ensino mais eficaz e significativo consequentemente. Após os alunos estudarem as classificações existentes, coube-lhes a tarefa de pesquisar sobre os animais extintos e os que estão correndo o risco de extinção. Em seguida, cada grupo escolheu alguns animais (extintos ou em risco de extinção) e fizeram pôsteres com informações sobre cada animal escolhido. Ao final, todos os pôsteres foram apresentados dentro do “corredor”, importante ressaltar que ao final do “corredor” era possível descobrir o principal agente causador de todos estes extermínios e ameaças de animais. Outros estudantes do campus, bem como os servidores, puderam vivenciar a experiência de passar pelo corredor da morte. Atividades como essas trazem aos alunos uma visão formadora, no sentido de criar cidadãos conscientes de seus papéis tanto na realidade social quanto na ecológica. Além disso, toda a comunidade acadêmica teve a oportunidade de vivenciar a experiência de se tornar o “ eu ” transformador do meio, e também de perceber como nossas ações têm sido prejudiciais aos outros seres vivos do planeta. Essa experiência pode ser fundamental para promover a consciência ambiental e a sensibilização ambiental necessária para efetivar as mudanças de atitude em relação ao meio em que vivemos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91529
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV