INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
De acordo com Leo Kanner,(1943), o indivíduo com autismo apresenta prejuízos na área comportamental, social e de linguagem, sendo os problemas na aquisição da fala, os primeiros sinais deste transtorno, seguido de comportamentos estereotipados e interesse restrito. Alguns anos de pesquisa aprofundada, o Autismo foi descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, sendo denominado por TEA – Transtorno do Espectro Autista. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões de pessoas com autismo somente no Brasil, aproxima-se que uma em cada 88 crianças apresenta aspectos do autismo, sendo que a predominância é de cinco vezes maior em meninos.O objetivo deste artigo, enquanto discente de Pedagogia - Licenciatura, é observar e procurar entender o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aluísio Maier em Laranjeiras do Sul, relacionando teoria e prática exercida no local, considerando, no âmbito o PIBID - aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, do ensino-aprendizagem, da avaliação e principalmente a inclusão destes alunos em sala de aula. Ao conseguir entender estes apontamentos, este projeto de pesquisa será como um aporte ao esclarecimento de tantas dúvidas que surgem durante o processo de ensino de alunos com o Transtorno do Espectro Autista.