• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DOM PEDRITO/RS.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-05
    Autor
    Sandra Maders
    Fernanda Gomes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Segundo a classificação médica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é frequentemente referido à crianças com o diagnóstico de Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado em maio de 2013, na sua 5ª edição (DSM-5). O termo oficial no documento é Transtorno do Espectro do Autismo ou Transtorno do Espectro Austista. Manifestam-se em graus de severidade diferentes na relação dos seus sintomas, isso é, suas peculiaridades se manifestam de enormes diversidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral, refletir sobre o processo de inclusão de alunos com TEA no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Quanto aos objetivos específicos, conhecer a legislação para inclusão escolar no Brasil, principalmente, para pessoas com TEA; mapear as escolas que atendem alunos com TEA matriculados no Ensino Fundamental no município de Dom Pedrito/RS; conhecer e compreender os desafios encontrados sobre a inclusão de alunos com TEA nas escolas de Ensino Fundamental no município de Dom Pedrito/RS. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos classifica-se como um estudo de caso. E também classifica-se como um estudo de campo. Quanto à análise de dados é qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizados foi um levantamento preliminar dos alunos com T.E.A. matriculados no Ensino de Ciências nos anos finais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Dom Pedrito; posteriormente, a aplicação de um questionário com os professores da(s) escola(s). A partir da análise das respostas obtidas foi elaborado um roteiro para aplicação de uma sequência didática. Espera-se que esta pesquisa contribua com a formação de professores, proporcionando uma reflexão sobre o processo da inclusão de alunos autistas, bem como, discutir e analisar as metodologias utilizadas com os mesmos no Ensino de Ciências.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91000
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV